sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Revista de Imprensa


A Guarda

Nova Guarda







quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Documento importante da ARH Norte

Joaquim Vargas, presidente da Junta de Freguesia do Rochoso, enviou-me este ofício da Administração da Região Hidrográfica do Norte de resposta às permanentes diligências oficiais que as Freguesias afectadas pelo rio Noéme têm desenvolvido. Este documento também foi enviado à Comunicação Social.

A ARH Norte é a entidade responsável pela gestão e valorização dos recursos hídricos do norte do país e por isso a importância do que diz o documento.






quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Mais notícas sobre a poluição do rio Noéme

No próximo domingo, dia 2 de Janeiro, sairá um artigo sobre a poluição do rio Noéme na revista que acompanha o Correio da Manhã (diário de maior tiragem em Portugal).

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Petição Pública "Em defesa do Noéme"

Certo que só a força da Cidadania poderá resolver o problema do Noéme criei uma petição dirigida à Câmara Municipal da Guarda e à Administração da Região Hidrográfica do Norte onde se exige o fim das descargas poluentes no Rio.

Se concordarem com os termos e a causa podem assinar aqui.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Os baronetes e a Assembleia Municipal

Numa Assembleia Municipal devem discutir-se as coisas importantes da governação. Ontem, como em tantas outras, ter-se-ão discutido os assuntos prementes e definido as estratégias para 2011. Já aqui o disse também foi discutido o problema do Rio Noéme.

É inaceitável que na Assembleia de ontem se tenha votado uma "moção de repúdio" contra afirmações proferidas pelo Dr. Américo Rodrigues. São coisas de outros tempos. Tempos em que a Guarda era tacanha. Tempos em que não havia liberdade. 

O Dr. Américo Rodrigues é um profissional cuja obra é reconhecida em todo o país. Dirige um Teatro que é (devia ser) o nosso maior motivo de orgulho. (O que é que a Guarda tem hoje para oferecer senão Cultura?) É, desde que me conheço, um Cidadão atento, crítico e participativo na causa pública. Parece que a opinião que expressa no seu blogue, Café Mondego, incomoda... os medíocres certamente.

A Guarda vive assim este dilema: por um lado cosmopolita, sustentada na programação excepcional do seu Teatro, por outro lado fechada em torno de baronetes que julgam poder fazer o que lhes apetece. À moda antiga, só que agora, um PIDE em cada blogue. E as pessoas assistem indiferentes.

A hora é de luta Cidadãos da Guarda: contra os baronetes que vivem mal com a liberdade de expressão; contra os baronetes que assassinam a Cultura; contra os baronetes que assassinam o Noéme... estão todos no mesmo saco e representam todos o mesmo.

Quando as hordas de Bárbaros invadiram Roma não se fizeram anunciar. Hoje chegam todos os dias ao som de vuvuzelas.




sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Assembleia Municipal

Soube que na sessão de hoje da Assembleia Municipal da Guarda foi discutido o assunto da poluição do Rio Noéme. O Executivo Camarário foi questionado sobre o que estava a ser feito para a resolução do problema e respondeu (na pessoa do Presidente e do Vereador Vítor Santos) que o projecto de construção da estação elevatória tinha sido aprovado.

Se assim for, e esperamos que sim, que avancem rapidamente as máquinas.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

"Orçamento Camarário reduzido em 10 milhões de euros"

Esta notícia é do jornal A Guarda. 

É obrigatório que algum deste dinheiro seja investido na requalificação do Rio Noéme e na resolução do grave problema de poluição.

sábado, 11 de dezembro de 2010

As gavetas do presidente

Diz que é numa destas gavetas que são guardados os processos de contra-ordenação por crimes contra o Noéme.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Carta aberta ao Presidente da Câmara Municipal da Guarda

A carta ao presidente da Câmara Municipal da Guarda foi também publicada na edição desta semana dos jornais Nova Guarda e O Interior.