terça-feira, 23 de junho de 2015

sexta-feira, 19 de junho de 2015

"Louvado sejas. Sobre o cuidado da Casa Comum"

Notícia no Expresso sobre a Encíclica do Papa Francisco dedicada ao Ambiente.

O texto original pode ser lido aqui.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Carta enviada ao Ministro do Ambiente (20 de Maio de 2015)

O Ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, encarregou a Chefe de Gabinete (Patrícia Pincarrilho) do envio da carta que enviei para Nuno Banza, Inspector-Geral dos Ministérios do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia e da Agricultura e do Mar.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

"Poluição do ar lidera preocupações ambientais dos portugueses", in Green Savers

Destaco os seguintes parágrafos da notícia que cita o estudo "Ambiente, Alterações Climáticas, Alimentação e Energia – A Opinião dos Portugueses"

"A poluição do ar, que aumentou comparativamente aos últimos anos, é a maior preocupação para 66% dos portugueses, acima da média europeia. Em segundo lugar surge a preocupação com a poluição das águas, rios, lagos, águas subterrâneas e mares."

“Os portugueses acompanham a crescente preocupação da média dos cidadãos europeus, mas distinguem-se porque atribuem mais importância àquilo a que chamamos os problemas de primeira geração, a poluição da água e do ar”.

“Os cidadãos estão cada vez mais interessados nos assuntos do ambiente, que relacionam com a noção de qualidade de vida e com as condições dos espaços próximos do local onde vivem, ao contrário do que muitas vezes os políticos e os media reflectem, porque em termos políticos, o tema não está fortemente implantado na agenda”, frisou.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Desafio Fotográfico "À volta do rio Noéme" - Quercus


Recebi a seguinte informação do Bruno Almeida, dirigente da Quercus - Guarda:

"O Desafio tem por objectivo evidenciar o estado de poluição do rio Noéme que se mantém incessantemente há vários anos com elevados prejuízos para o ambiente e para as comunidades locais residentes nas margens dos rios Diz e Noéme. 

Deste Desafio resultará no fim uma exposição a realizar ainda no corrente ano. As inscrições poderão ser feitas através de e-mail para guarda@quercus.pt ou guarda.maca@gmail.com, através do telemóvel 931 104 568 e ainda directamente na sede do MACA (todos os dias das 9h-13h e das 14h-18h, Avenida Comandante Salvador Nascimento n.º1).


Mais informações através através dos contactos 931 104 568 ou guarda@quercus.pt."

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Simplex no Ambiente? (Projecto de programa eleitoral do PS)

Retirado do Projecto de Programa Eleitoral do Partido Socialista:

"Um SIMPLEX ambiental, para eliminar licenças, autorizações e exigências burocráticas que nada acrescentam em matéria de valorização do ambiente, focando os recursos na fiscalização e inspeção."

Concordo com o reforço de competências e recursos nas áreas da fiscalização e inspecção se for para ser feito a sério, doa a quem doer. Não é para que continue a ser como hoje "forte com os fracos e fraco com os fortes". Deve ser pedagógico quando tiver de o ser e absolutamente intransigente quando estiver em causa a destruição do Ambiente. Com fiscalização forte e interventiva, uma Justiça capaz e coimas que doessem, de certeza que o rio Noéme já não estaria poluído.

Não gosto de SIMPLEX ambientais. Temos hoje um pior Ambiente do que tínhamos, destruiu-se muita coisa (algumas irreparáveis) com o argumento do crescimento da Economia e do Turismo e dos projectos estratégicos. Desburocratizar para ser mais fácil, destruir a coberto da lei não me agrada. Ser eficiente é diferente disto. A Economia deve servir as Pessoas e o Ambiente e não o contrário.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Keep Nature Alive


"É lançada hoje a campanha SOS Natureza que junta mais de 90 ONGs ambientais de toda a Europa para salvar a Natureza apelando aos cidadãos europeus para se manifestarem contra o enfraquecimento das leis que a protegem e que a Comissão Europeia, liderada pelo Presidente Juncker, pretende implementar." in Visão


O site da campanha pode ser consultado aqui.