quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Continua sem resposta

A carta enviada no início do mês ao presidente da Câmara Municipal da Guarda continua sem resposta.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

"Dez mil milhões enfrentando o nosso futuro", de Stephen Emmott


"Neste preciso momento, mais de mil milhões de pessoas vivem com extrema escassez de água. 

Mas o nosso consumo de água está a aumentar rapidamente.

A água doce da Terra utilizada na irrigação agrícola atinge o espantoso valor de 70 por cento.

Grande parte desta água provém de depósitos subterrâneos a que se chama aquíferos, que estão agora a esgotar-se mais depressa - muito mais depressa - do que conseguem reabastecer-se. E, contudo, será necessário aumentar a irrigação de forma significativa durante este século."


É de factos que se baseia este livro. De leitura fácil e informação acessível, este livro faz-nos pensar sobre como estamos a usar os recursos naturais e as consequências que daí virão no futuro.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

O poder das imagens

No 814º aniversário da Cidade, esta imagem poderia ilustrar o processo de destruição do projecto cultural que engrandeceu a Guarda.



sexta-feira, 15 de novembro de 2013

A destruição do OVNI

Estão a destruir o OVNI, de que falava Eduardo Lourenço.

O mais utópico projecto nascido na Guarda, sonhado, idealizado e dirigido competentemente por Américo Rodrigues - o TMG - colocou a Guarda no Mundo. Durante estes anos venceu a mesquinhez, a paroquialidade e a inveja e fez dela cidade da Cultura!

A Cidade não pode permitir o retrocesso. Habituámo-nos a ver aquela casa como lugar de liberdade, de criatividade e de inovação. A utopia e o sonho levaram sempre ao avanço. O saber e a arte criaram sempre homens e mulheres intervenientes e críticos. Livres!

A barbárie não pode vencer.

Força Américo Rodrigues!... E obrigado.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Carta aberta ao presidente da Câmara Municipal da Guarda

Exmo senhor presidente da Câmara Municipal da Guarda


A poluição do rio Noéme é, infelizmente, um assunto sobejamente conhecido da opinião pública e das entidades oficiais. Ao longo deste tempo nada foi feito para resolver o problema e continuam a existir descargas poluentes no rio.

Os Cidadãos da Guarda continuam sem saber o que pensa sobre o assunto nem o que vai fazer para pôr cobro a este crime ambiental. Em campanha eleitoral não respondeu às solicitações que lhe foram feitas. Agora eleito, tem o dever de esclarecer o que vai fazer. Mais que isso, tem obrigação de resolver o problema.

Resolver o problema neste momento, e numa primeira fase, significa destruir a conduta existente na Gata responsável pelas descargas poluentes no rio. Tenha a coragem de o fazer no primeiro mês de mandato. Esperamos que esta seja a sua primeira medida. 

Muito há para fazer para que o rio Noéme seja limpo. Mas esta primeira medida, se tomada rapidamente, daria o sinal que os poderes públicos têm como fim primeiro a defesa dos Cidadãos. Até agora não tem sido assim.

Certo que estas questões são do maior interesse aguardamos a vossa resposta.