Exmo senhor presidente da Câmara Municipal da Guarda
A poluição do rio Noéme é, infelizmente, um assunto sobejamente conhecido da opinião pública e das entidades oficiais. Ao longo deste tempo nada foi feito para resolver o problema e continuam a existir descargas poluentes no rio.
Os Cidadãos da Guarda continuam sem saber o que pensa sobre o assunto nem o que vai fazer para pôr cobro a este crime ambiental. Em campanha eleitoral não respondeu às solicitações que lhe foram feitas. Agora eleito, tem o dever de esclarecer o que vai fazer. Mais que isso, tem obrigação de resolver o problema.
Resolver o problema neste momento, e numa primeira fase, significa destruir a conduta existente na Gata responsável pelas descargas poluentes no rio. Tenha a coragem de o fazer no primeiro mês de mandato. Esperamos que esta seja a sua primeira medida.
Muito há para fazer para que o rio Noéme seja limpo. Mas esta primeira medida, se tomada rapidamente, daria o sinal que os poderes públicos têm como fim primeiro a defesa dos Cidadãos. Até agora não tem sido assim.
Certo que estas questões são do maior interesse aguardamos a vossa resposta.