terça-feira, 26 de março de 2019

É fazer contas

A Câmara da Guarda tem dificuldades em prestar contas ou com clareza explicar o que anda a fazer. De vez em quando, seja por descuido ou por sermos todos uns tipos porreiros lá vão saltando uns números para coligirmos.

Assim sendo, vamos apresentar novos dados a este post de outubro passado sobre as contas da despoluição do rio Noemi:

- Em 2016, no Dia da Cidade, o projecto foi apresentado com um valor de 3 milhões de euros;

- Em Maio de 2018, foi assinado protocolo para disponibilização de 1 milhão de euros do Fundo Ambiental da Agência Portuguesa do Ambiente decorrente dos incêndios florestais desse ano;

- Quando se iniciaram os trabalhos de limpeza das margens do rio com a verba do Fundo Ambiental, o blogue Sol da Guarda apresentou adjudicações do portal de contratação pública no valor de 1 390 215 euros para esse efeito;

- Em declarações à Rádio Altitude, o presidente que está já a preparar a sua mala de cartão, avança que a despoluição do rio Noemi é para continuar e que ainda haverá mais ou menos 400 mil euros para gastar.

Antes de avançarmos introduzir uma correcção: nada foi feito ainda para despoluir o rio Noemi. foram limpas e requalificadas as margens, trabalho bem feito, mas o rio continua poluído e não se conhece nenhuma acção pública planeada para pôr fim às descargas poluentes. Se houver plano, que seja apresentado antes.

A fazer fé nos números expostos, serão gastos no final 1 790 215 euros contra os 3 milhões inicialmente previstos.

- Em que serão gastos os tais 400 000 euros disponíveis? E quando?

- O que fica então por fazer face ao projecto inicial?

- Há falta de financiamento para se levar o projecto até ao fim? (em declarações anteriores também Álvaro Amaro dizia que se fazia o projecto mesmo sem financiamento garantido). Aparentemente mudou-se de ideias.

Deixo aqui um desafio ao novel presidente: envie-nos toda a informação existente, estudos, projectos, planos e contas (estimado e executado) da empreitada de "despoluição" do rio Noemi. Tudo será aqui publicado e se os meus cálculos estiverem errados, devidamente acompanhados da rectificação e do pedido de desculpas. Será da mais elementar justiça.





domingo, 24 de março de 2019

Afinal ainda pode despoluir o rio Noemi

Não se dê o caso de ficar sem emprego (caso não seja eleito para o Parlamento Europeu), Álvaro Amaro entendeu por bem apenas suspender o mandato de Presidente de Câmara.

Evidentemente, a bem da Guarda e do rio Noemi.

sexta-feira, 15 de março de 2019

Greve às aulas

Que os jovens da Guarda saiam hoje à rua contra a poluição do rio Noemi.
Greve às aulas!

quinta-feira, 14 de março de 2019

Álvaro Amaro em Bruxelas

Mais um que deixa a Câmara da Guarda sem despoluir o rio Noemi.

quarta-feira, 13 de março de 2019

ETAR do Torrão e de São Miguel

Sobre as ETAR do Torrão e de São Miguel: 

- Estão previstas intervenções? 
- Estão em curso? 
- São poluidoras dos rios Diz e Noemi?
- Qual o real impacto na poluição dos rio Diz e Noemi?

quinta-feira, 7 de março de 2019

"“Laboratório de Rio” criado na Ribeira das Cabras", in O Interior

"As obras de reabilitação e requalificação dos ecossistemas ribeirinhos em curso no concelho de Pinhel consistiram na aplicação de medidas de proteção dos recursos hídricos a implementar nas áreas afetadas pelos incêndios ocorridos no ano de 2017, na região Norte de Portugal. As intervenções foram objeto de candidatura por parte da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ao Fundo Ambiental.

O investimento rondou os 120 mil euros, financiados na totalidade pela APA, e a intervenção esteve a cargo do município de Pinhel..."



Pode ler-se a notícia completa aqui.

terça-feira, 5 de março de 2019

"De mujer a mujer, deberíamos preguntarnos quién cose nuestra ropa y cómo”, in El País

Pregunta. ¿Cuáles son las peculiaridades de la industria textil en relación con el cambio climático?

Respuesta. Muchísimas, pero básicamente se resumen en tres. La agricultura y la conversión de las materias primas en materiales, el cuero de las vacas, la cachemira, el algodón… En segundo lugar está la fabricación de las prendas, su aspecto social, su lavado, o la costura, que está desarrollada en el 75% por mujeres en la cadena de suministro.

Pode ler-se a entrevista completa aqui.

sexta-feira, 1 de março de 2019

Follow-up da notícia de poluição de uma ribeira da Guarda

Em Novembro a SIC noticiava a existência de uma descarga poluente numa ribeira da Guarda. Falta agora o follow-up da notícia, se já existirem mais daos, nomeadamente:

- Quem poluiu?
- O que tem feito para não voltar a acontecer?
- Foi multado? 
- Em quanto?
- Em que ponto está o processo?