terça-feira, 17 de setembro de 2019

Respostas do PAN ao questionário

1. Qual o rio da sua infância?

Sendo (orgulhosamente) serrana, e da terra onde nasce o Mondego, considero que este é o rio da minha infância. Há cerca de 7 anos que “adotei” o rio Lizandro, cuja nascente situa-se relativamente perto do sítio onde vivo atualmente. 

Quer seja ribeira, rio ou mar, o respeito pela água está sempre presente na minha vida.


2. Conhece o grave problema de poluição que afecta o rio Noemi?

Tenho acompanhado o problema da poluição do rio guardense pela comunicação social.

3. Se sim, o que fez no passado (dentro ou fora da Assembleia da República) para resolver o problema?

Não havendo uma representação local do PAN na região da Guarda, até ao momento, ainda não se trabalhou esta questão. A nível nacional, o PAN tem apresentado queixas, quer no SEPNA quer na APA, para situações semelhantes, da qual a poluição no rio Tejo foi a mais divulgada.

4. O que se propõe fazer no futuro?

O PAN propõe no seu programa eleitoral um reforço de meios na fiscalização e combate aos crimes ambientais. É certo que a legislação portuguesa na área do ambiente é bastante ambiciosa, mas na realidade fica muito aquém por falta de recursos para fiscalizarem e aplicarem coimas aos infratores.

Futuramente, irei acompanhar a situação do rio Noemi com mais regularidade e interpelar as autoridades ambientais, usando para isso a representação do PAN na Assembleia da República.

Chamo a atenção que, recentemente foram contratados os primeiros guarda-rios, que prevê-se que hajam em todos os cursos de água, graças a um diploma que o PAN apresentou na Assembleia da República, em Abril de 2018. A estes profissionais cabe-lhes guardar e proteger os cursos de água, fiscalizar a extração ilegal das areias, da pesca clandestina e de descargas de efluentes poluidores.




Sem comentários:

Enviar um comentário