segunda-feira, 16 de setembro de 2019

A N2 está na moda

O primeiro-ministro em campanha percorreu a N2 e ficou maravilhado com as potencialidades do Interior. A N2 é instagramável e é trendy percorrê-la, até mesmo para um primeiro-ministro. Bom spin este, moderno e cosmopolita.

Mas o Interior é também o Noemi. O Interior é também a morte lenta da pequena agricultura familiar. O Interior são os incêndios. O Interior é também a destruição da paisagem e o corte de árvores autóctones. Deste Interior os novos partidos "ecologistas" não falam. Quando falam em crise climática não se lembram deste Interior nem das pessoas que aqui vivem.

Quando o primeiro-ministro percorre a N2, alegre e contente, não vê o rio Noemi poluído à mais de 30 anos, não questiona a autarquia, não questiona o seu Ministério do Ambiente e os seus serviços centrais (CCDR, ARH, APA, ...), não questiona o SEPNA, não se questiona a si próprio. E as comitivas que o acompanham será que se questionam ou o questionam a ele?

Quando o primeiro-ministro voltar à Guarda mendigar votos, que vá ao rio Noemi. Levem-no à Gata, levem-no ao Rochoso e façam com que as televisões mostrem a vergonha que ali está. E não falem em estudos e projectos que não se sabe em que ponto estão. Punam a sérios os poluidores, ponham fim às descargas poluente e depois disso, talvez, voltemos a ter um rio limpo. Não o deixem sair de cá sem assinar este compromisso.


Sem comentários:

Enviar um comentário