sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Resposta do Bloco de Esquerda às quatro questões colocadas ao candidatos à Assembleia da República

1. Qual o rio da sua infância?

Tendo nascido em 1957 na (então) vila de Gouveia, o meu contacto com rios apenas acontecia nas férias de verão com uma viagem anual a Sandomil (rio Alva) e outra a Ribamondego (Rio Mondego). Estes são os dois rios que, de algum modo, estão ligados à minha infância. Recordo com alguma saudade os dias passados nesses rios, com direito a almoço e lanche e a muitos banhos. Ambos os rios estavam limpos com águas cristalinas (e frias!).

2. Conhece o grave problema de poluição que afecta o rio Noemi?

Vivendo há mais de 20 anos na Guarda,conheço, infelizmente, o grave problema da poluição do rio Noemi. Como pratico Ciclismo (BTT) tenho tido possibilidade de ver in loco a situação deplorável do rio, nomeadamente quando há descargas poluentes.

3. Se sim, o que fez no passado (dentro ou fora da Assembleia da República) para resolver o problema?

O Bloco de Esquerda sempre defendeu a água como um importante recurso ecológico, económico e social. No passado recente, o Bloco de Esquerda da Guarda tem, por inúmeras vezes, alertado nos órgãos próprios - em especial na Assembleia Municipal da Guarda - para a grave situação da poluição do rio Noemi. De igual modo, quer nas eleições para as legislativas de 2015 quer nas recentes eleições para a Câmara Municipal da Guarda (2017) este problema foi sempre por nós levantado.

4. O que se propõe fazer no futuro?

O Bloco de Esquerda compromete-se a elaborar um Plano Nacional de Restauração Fluvial que tenha em conta a recuperação da qualidade da água, dos habitats e da biodiversidade. Obviamente, a situação do rio Noemi será contemplada.

Sem comentários:

Enviar um comentário