domingo, 2 de junho de 2013

Um programa para o rio Noéme

1. Fim total e permanente das descargas poluentes que ocorrem na Gata. Para que esse objectivo seja alcançado destruir a conduta que despeja no rio.

2. Realizar uma auditoria rigorosa, independente e pública a todas as ETAR's que despejam os efluentes tratados no rio Noéme ou em algum dos seus afluentes. Tornar pública a informação das descargas não tratadas que estas estações de tratamento tiveram de efectuar ao longo destes anos.

3. Realizar análises periódicas à água em diversos pontos do rio, entre a nascente e a foz. O resultado dessas análises deve ser tornado público.

4. Implementar sistemas de bio-remediação nos troços do rio que se considerem poluídos. Estes sistemas naturais irão despoluir os troços de rio.

5. Identificar todas as ribeiras, ribeiros ou outras fontes de água que vão ter ao rio Noéme desde a nascente até este desaguar no rio Côa.

6. Desobstruir o leito do rio Noéme e de todos os cursos que água que o alimentam. Remover o entulho, lixo e troncos no leito do rio. Facilitar a livre circulação da água.

7. Limpar a vegetação espontânea, desramar e podar as árvores, seleccionar as plantas e remover as árvores secas.

8. Valorizar as zonas envolventes do rio, nomeadamente com a plantação de novas árvores, com aposta principal nas espécies autóctones.

9. Identificar, recuperar e re-introduzir (quando for caso disso) as espécies vegetais e animais que antes constituíam o ecossistema do rio Noéme.

10. Limpar e manter todos os caminhos de acesso ao rio.

11. Cultivar e desenvolver a prática de agricultura biológica nos terrenos adjacentes ao rio. Uma agricultura sem qualquer recurso a fertilizantes ou pesticidas.

12. Implementar sistemas de retenção temporária de água para rega dos campos. Valorizar e limpar as antigas açudes que havia ao longo do rio.

13. Implementar uma rota pedonal que ligue a nascente do rio Noéme ao rio Côa com ligação ao Parque Urbano do Rio Diz.

14. Identificar, recuperar e sinalizar todo o património humano edificado existente ao longo do rio Noéme.

15. Por uma questão de pedagogia, divulgar publicamente todos os autos elaborados pelo SEPNA relativamente a infracções no rio Noéme ao longo dos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário