sexta-feira, 21 de junho de 2013

Esclarecimentos prestados pela Águas do Zêzere e Côa

A propósito do tratamento de águas residuais e do funcionamento das ETAR's da Guarda, obtive os seguintes esclarecimentos da Águas do Zêzere e Côa:

1. Para quando está prevista a ligação dos efluentes industriais da Estação-Elevatória Quinta da Granja para a ETAR de São Miguel?

A ETAR de S. Miguel ainda não se encontra a receber efluentes da EEAR da Quinta da Granja, a qual receberá os efluentes libertados pela fábrica Tavares.
Para que a ETAR de S. Miguel possa vir a receber tais efluentes, os mesmos deverão ser pré tratados em instalação própria da fábrica Tavares, de modo a conferir-lhes características de águas residuais domésticas, bem como deverá ser instalado pela indústria, no ponto de recolha, equipamento de monitorização da qualidade do efluente, para controlo das emissões poluentes no caudal descarregado.
Não estando reunidas as condições anteriores e estando a respetiva implementação dependente e a cargo da fábrica Tavares, não temos previsão para o início da receção de tais afluentes.

2. A ETAR do Torrão e a ETAR de São Miguel têm necessidade de efectuar com regularidade descargas de efluentes não tratados nos cursos de água? Se sim, pode divulgar publicamente o registo dessas descargas?

A ETAR do Torrão e a ETAR de S. Miguel não efetuam descargas de efluentes não tratados nos cursos de água.
À semelhança de todas as outras ETAR, em situações de pluviosidade excecional, se o caudal afluente for muito superior à capacidade de tratamento da instalação, o excesso de caudal é necessariamente rejeitado para a linha de água, antes de entrar na ETAR.
Trata-se de situações esporádicas e limitadas no tempo, sendo o caudal rejeitado de natureza quase totalmente pluvial, não sendo possível quantificar essa rejeição.

3. Para onde são encaminhados os esgotos da Urbanização Quinta das Covas, na Guarda? Tem conhecimento de algum problema de saturação da rede nessa zona e consequente descarga nos cursos de água próximos?

A gestão das redes “em baixa” não é responsabilidade desta empresa, pelo que, desconhecemos a existência de eventuais problemas na urbanização referida. Para esclarecimento desta questão deverão ser contactados os SMAS da Guarda.


Nota: Em mail enviado hoje pedi um esclarecimento aos SMAS da Guarda sobre este tema.

Sem comentários:

Enviar um comentário