quarta-feira, 29 de maio de 2013

"O ar é fabuloso, a água é óptima..."

Ouvi as entrevistas que a Rádio Altitude realizou na semana passada com três candidatos à Câmara Municipal da Guarda. Por curiosidade somente, sem esperar que aí fossem apresentadas grandes ideias. Essas ficarão certamente para outros debates.

Não esperava que se falasse do problema do rio Noéme nestas entrevistas, mas também não esperava que o doutor José Igreja, candidato pelo PS, afirmasse categoricamente: "O ar é fabuloso, a água é óptima, as estradas são óptimas..." Na mesma frase, em três exemplos falhou dois: só pode dizer que a água do concelho da Guarda é óptima quem não conhecer o que se passa no rio Noéme ou o quiser ocultar. Em relação às estradas que ligam a Guarda às aldeias sugiro que se veja o estado em que se encontra a via que liga o Rochoso ao Monte Margarida.

No seguimento da mesma ideia (sobre as potencialidades do concelho) acrescenta: "(...) temos a Serra, o vale do Mondego, o Zêzere e o Côa aqui à porta..." Mais uma vez o esquecimento. Todas as aldeias banhadas pelo rio Noéme omitidas do discurso. Mas quando a caravana passar, certamente o problema será  lembrado e sairá a promessa de resolução a breve trecho. Termina assim o raciocínio: "Quanto melhor for a beleza desta terra, o ar, a água, mais puxará para aqui o investidor e o turista." Concordo em pleno com isso, mas para que se concretize é necessário conhecer os problemas e resolvê-los. Caso contrário, é só retórica.



Sem comentários:

Enviar um comentário