quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Cimeiras

Portugal e Espanha discutiram gestão dos rios comuns numa reunião em Lisboa na passada segunda-feira, pode ler no site do Ministério do Ambiente.

"A Ministra portuguesa afirmou que a sua preocupação é que os planos de gestão das bacias hidrográficas comuns sejam «bem feitos, concertados com Espanha e que permitam uma gestão muito eficaz e muito cuidada dos recursos hídricos" - Louvável!

"Quer Portugal quer Espanha estão altamente comprometidos com a qualidade e com a quantidade de água que existe" - Louvável!

O que fica por dizer é que os organismos que tutelam os rios em Portugal e dependem do Ministério do Ambiente continuam a não tomar medidas de protecção, de facto, dos rios portugueses. Pequenos ou grandes. Em cimeiras e reuniões são apresentados grandes objectivos e de inegável interesse mas o dia-a-dia mostra que os mesmos ficam fechados nos mesmos salões ode foram declarados.

Neste caso em concreto, do crime que diariamente acontece no rio Noéme, nem se pode alegar desconhecimento: o Ministério foi questionado pelo grupo parlamentar do Partido Ecologista - Os Verdes. E houve resposta. Mas o problema continua.

O comprometimento com a qualidade da água que existe em Portugal é bem visível quando se passa junto ao rio. As descargas públicas efectuadas no Noéme são a face visível de anos e anos de comprometimento com a qualidade das águas em Portugal. Convido a senhora ministra a visitar o rio e a colocar na mesma frase as palavras "defesa da qualidade da água" e "compromisso" sem se envergonhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário