segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A ARH Norte já se fundiu?

Fazia parte do programa eleitoral do partido que hoje é Governo a fusão/extinção de organismos da Administração Pública. Na área do Ambiente em Setembro passado chegou mesmo a ser apresentado o novo figurino conforme aqui falei na altura. E saudei, pois a acção da ARH Norte (e do Ministério do Ambiente) sob as águas que tutela é totalmente negligente. Só assim se justificam os sucessivos atentados contra o rio Noéme ao longo dos anos.

De então para cá, o PEV questionou o Governo no Parlamento sobre este caso; a ARH Norte respondeu a algumas questões feitas por este blogue (onde chamou ao crime "grave disfunção ambiental") e a Câmara Municipal da Guarda abriu concurso para construção da Estação Elevatória da Quinta da Granja para conduzir os resíduos que poluem o rio para a ETAR de S. Miguel.

Da nova "Agência Portuguesa para o Ambiente, Água e Acção Climática" nada se sabe, julgo eu. Nem quando começa a trabalhar, nem quando fecham portas as anteriores entidades que a vão constituir e que prestaram um mau serviço. Pese embora haja sinais positivos para a resolução do problema, a primeira carta que esta Agência irá receber será sobre o rio Noéme para que nada se perca.




2 comentários:

  1. A câmara faz obras em vez da empresa que polui?
    Pode explicar que eu não percebi.

    ResponderEliminar
  2. O que veio a público é que a CMG construirá a estação elevatória para encaminhamento dos resíduos da fábrica para a ETAR de S.Miguel e a empresa adapta a sua ETAR interna para que os resíduos produzidos sejam de possível tratamento na ETAR de S.Miguel

    ResponderEliminar