domingo, 8 de janeiro de 2012

Acta de reunião de Câmara Municipal da Guarda de 19 de Dezembro de 2011

06 OBRAS PÚBLICAS
 
6.1 - ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DE ÁGUAS RESIDUAIS DA QUINTA DA
GRANJA - RESPOSTA A PEDIDOS DE ESCLARECIMENTO -
 
INFORMAÇÃO DO DPUO – RATIFICAÇÃO:
Sobre este assunto foi presente uma informação do DPUO, que é do seguinte teor: - INFORMAÇÃO

Empreitada “ Estação elevatória de águas residuais da Qt.ª da Granja” - resposta a
pedido de esclarecimentos.

Esclarecimentos solicitados pelos concorrentes:

Socopul – Sociedade de Construções e Obras, S.A.
 
a) “Vimos por este meio solicitar um esclarecimento relativamente à constituição da Estação elevatória compacta uma vez que no desenho n.º 011 vem representada 33 uma estação elevatória compacta pré-fabricada e uma câmara de válvulas em betão e na lista de preços vem pedida uma estação elevatória compacta com válvulas incluídas no poço de bombagem”.

Resposta: No que respeita à instalação das três válvulas, esclarece-se que as mesmas serão instaladas na câmara de manobras em betão armado, conforme as peças desenhadas do processo.
 
Albino Teixeira – Construções e aluguer de máquinas
 
b) Art. 2.2.5. - “ Relativamente ao ponto 2.2.5 referente ao contador ultrassónico DN 80 com ligações flangeadas, penso que se referem a um medidor de caudal electromagnético DN 80 flangeado.”
 
Resposta: relativamente ao mencionado no artigo 2.2.5, pretende-se um contador “medidor de caudal” electromagnético DN 80 flangeado.
 
c) “ Na obra de entrada, apenas está previsto na lista de quantidades o betão, não aparece a grade, as tampas, nem a fixação da grade, apresentadas nas peças desenhadas e referido na memória descritiva”

Resposta: Embora nas peças desenhadas apareça uma serie de “tampas quadradas 40x40 tipo LUSO B125”, as tampas a colocar na obra de entrada estão descritas no art. 2.3.3.;
-No que respeita à fixação da grade, esclarece-se que esta não será fixada, mas sim apoiada, conforme pormenor desenhado;
-Relativamente à grade, trata-se duma omissão, pelo que a seguir se indica a sua
descrição:
Artigo Designação dos trabalhos un Quant. 7.4 Fornecimento e aplicação de grade soldada em aço, incluindo metalização a 100μm, tratamento anticorrosivo, segundo peças desenhadas e descrição da memória descritiva, bem como indicação da fiscalização un 134

d) “ A tubagem DN 90 indicada nas peças desenhadas na ligação entre a estação elevatória e a conduta elevatória não está quantificada, nem os acessórios necessários à ligação ao PEAD DN 110, nomeadamente cone de redução, Stud-end e quick´s para as ligações aos acessórios flangeados.”

Resposta: Trata-se de um erro nas peças desenhadas, dado que a conduta elevatória é em Ø110mm PEAD MRS80, estando contemplada a tubagem e todo tipo de acessórios nas quantidades previstas no artigo 3.2.1.

FACTOR AMBIENTE - ENGENHARIA DO AMBIENTE, LDA
 
e) “Questão 1 – Solicitamos informação quanto à disponibilidade de vazadouro licenciado na proximidade de intervenção da empreitada.”
 
Resposta: Não existe vazadouro licenciado na proximidade da intervenção da empreitada.
 
f) “Questão 2 – No mapa de quantidades nos artigos 5.2.1 e 5.2.2 referentes à execução de camadas granulares de sub-base e de base, solicitamos esclarecimento quanto à diferença de quantidades de 1261 e 1311 m2.”

Resposta: A diferença deve-se ao facto de estar previsto um acabamento na envolvente aos órgãos da estação elevatória, realizado com uma camada em material britado de granulometria extensa, conforme consta no desenho n.º 5.

g) “Questão 3 – Solicitamos informação relativamente às exigências do tipo de estaleiro, quer em instalações sanitárias, quer em instalações sociais.
 
Resposta: Caberá ao concorrente que vier a ser escolhido avaliar o tipo de estaleiro que necessita implantar, desde que cumpra a legislação aplicável.
 
h) “Questão 4 – Solicitamos pormenorização das passagens superiores junto da A23, no caminho de ferro da CP e na passagem hidráulica na variante de acesso à A23, desenhos de amarração e tipos de junta.”

Resposta: Anexa-se pormenor das ancoragens tipo. 35

i) “Questão 5 – Qual o tipo de lacagem pretendido para os alumínios nos marcos das ventosas.”

Resposta: A lacagem deverá ser de cor castanha.
 
j) Questão 6 – No artigo 2.2.1 do mapa de quantidades o PVC previsto para o dispositivo de descida é 110 mm PN 16 enquanto os restantes acessórios apresentam características PN10.”

Resposta: Os outros acessórios referidos no respectivo artigo, válvulas de seccionamento e retenção, são em ferro fundido, garantindo assim a classe PN16.

l) “Questão 7 – Solicitamos informação quanto à extensão máxima que pretendem a realização dos ensaios (artigo 7.1 do mapa de quantidades).”

Resposta: A extensão máxima está definida na especificação técnica “Realização de ensaios de pressão em obra” do caderno de encargos.

m) “Questão 8 – Solicitação das características específicas do tipo de rede de vedação a aplicar na Estação Elevatória.

Resposta: A rede de vedação será elástica de arame galvanizado revestida a PVC, com abertura de malha de 6 cm, idênticas à rede da vedação existente.

m) “Questão 9 – Solicitamos esclarecimento quanto à ligação /descarga das águas provenientes da meia cana a executar (artigo 6.2) no tardoz do muro de espera em betão ciclópico (artigo 6.1). Resposta: A descarga da meia cana será efectuada directamente para o terreno. 

n) “Questão 10 - ” Qual o tratamento a executar no tardoz do muro do art.6.1 do mapa de quantidades”.

Resposta: Não está previsto qualquer tipo de tratamento a executar no tardoz do muro.

o) “Questão 11 - ”Solicitamos esclarecimento quanto à classe de betão a aplicar na obra de entrada e câmara de manobras, C40/50 XA3, e quanto ao recobrimento 36 evidenciado no desenho n.º 10 de 2,00 e 3,00 cm. Verifica-se contradição quanto ao betão utilizado no fundo da caixa de transição, classe C20/25.

Resposta: Na obra de entrada e câmara de manobras o betão a aplicar será da classe C40/50 XA3, bem como no fundo da caixa de transição. No que respeita aos recobrimentos no desenho nº10, deverão respeitar-se os valores indicados.

p) “Questão 12 – “ Solicitamos esclarecimento no tipo de inox a aplicar em obra.” - 

Resposta: O inox a aplicar em obra é o AISI 304.
 
q)“ “Questão 13 – “Solicita-se informação detalhada com desenhos dos perfis transversais da conduta e com o pormenor tipo da estrada.”

Resposta: Considera-se que as peças desenhadas, mapa de volumes e medições, permitem a interpretação dos trabalhos que se pretendem na implantação da conduta.

r)“ “Questão 14 – “Solicita-se informação detalhada nos maciços a aplicar ao longo da conduta (artigo 3.2.1 do mapa de quantidades), quer ao longo em extensão, quer em dimensão.

Resposta: Anexa-se o pormenor tipo dos maciços a utilizar na conduta.
 
Esclarecimento adicional:
- A electrobomba submersível, referida no artigo 2.2.2, tem as seguintes características Q=6 l/s Hm =71,0m.”

A Câmara deliberou ratificar o despacho que aprovou o teor dos esclarecimentos prestados na informação técnica. -


Pode consultar-se a acta na íntegra aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário