terça-feira, 3 de novembro de 2009

A Escola


O artigo do Terras da Beira publicado em Junho de 1999 descreve uma iniciativa que as escolas de Vila Fernando organizaram. Uma iniciativa ecológica que ocorreu em 1999 mas que infelizmente permanece actual: "limpar a ribeira que está poluída, por causa dos esgotos e dos lixos das fábricas"; "agora a água cheira mal" - nada mudou entretanto. Se as crianças das escolas das nossas aldeias tivessem oportunidade de passar um dia na ribeira, escrevendo, desenhando, tirando fotografias, observando as plantas, certamente sentiriam o mesmo. E teriam contacto com problemáticas que acabam por conhecer só dos livros e que para elas são uma simples abstracção.

A escola é um espaço de aprendizagem. De formação de pessoas e cidadãos. De consciencialização. É importante o ensino do Português, do Inglês, da Matemática, da Filosofia.... mas é preciso sair da sala de aula, relacionar as matérias que se estão a expôr com a cidade/aldeia onde se vive, incutir o espírito crítico, levar as crianças a exposições, museus ou ao teatro (ainda hoje me lembro de ter visto no Auditório da Câmara Municipal da Guarda, o "Auto da Barca do Inferno" numa iniciativa dos professores de Português do Liceu)...

A escola deve formar cidadãos. E levar as crianças ao Noéme vai de certeza contribuir para a formação de cidadãos ecologicamente conscientes.


Terras da Beira
24 de Julho de 1999
"Crianças limpam Noemi"

Sem comentários:

Enviar um comentário