domingo, 18 de outubro de 2009

O Poder da Água - Colóquio

Realizou-se no passado dia 07 de Outubro, no Pequeno Auditório do Teatro Municipal da Guarda, um colóquio subordinado ao tema "A Água" seguido da apresentação da curta-metragem de animação "O Poder da Água". Um e outro são merecedores de elogio.

Os especialistas convidados para o colóquio falaram sobre ambiente, importância da água, poluição... o problema do Noéme não foi esquecido: um responsável pela ETAR de S. Miguel explicou que as descargas poluentes ocorrem a jusante da ETAR, portanto, salvo alguma ruptura pontual, esta não contribui para o problema. Houve alturas em que as rupturas eram frequentes porque a infra-estrutura não tinha capacidade suficiente (agora isso foi solucionado com a remodelação efectuada). Salienta contudo que a ETAR foi concebida para tratar águas residuais urbanas (não resíduos industriais). Em relação à fábrica poluidora, terá de tratar as suas águas residuais e só posteriormente fazer a tal ligação à ETAR. Foi dito ainda que deixando de haver descargas poluentes há espécies que recuperam logo. Foi uma sessão esclarecedora, em que os temas foram apresentados de forma clara (mesmo para leigos na matéria) e onde foram discutidos assuntos de grande relevância. Os decisores políticos têm muito a ganhar se ouvirem quem realmente percebe do assunto antes de tomar medidas. Cidadãos esclarecidos são também cidadãos conscientes.

O filme "O Poder da Água" foi realizado por alunos do IEFP da Guarda, com o apoio do Serviço Educativo do TMG, ao abrigo do programa "Aqua Criativa". A curta-metragem de animação aborda a temática da água e dos ecossistemas. Será brevemente lançado em DVD. Está envolvida no projecto a empresa "Águas do Zêzere e Côa". Para além do filme, é mostrado o processo criativo e as técnicas envolvidas.

Por esta iniciativa (serviço público de excelência), o TMG, os alunos envolvidos, os coordenadores do projecto estão de parabéns.



Sem comentários:

Enviar um comentário