quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Estação do Noemi

A linha da Beira Alta e o rio Noéme caminham em boa parte do trajecto lado a lado, quase de mãos dadas. Muitos apeadeiros ficam muito perto da ribeira. Existe até a "Estação do Noemi" que segundo este artigo foi criada em 1917 com a particularidade de estar afastada de qualquer localidade.

No livro "Linha da Beira Alta - Viagem inaugural", escrito por Bronislaw Wolowski em 1883 e republicado em 2017 encontramos o olhar de um estrangeiro daquela época sobre Portugal, a Guarda, a nossa região... Por exemplo: "Esta parte de Portugal era, até ao presente, separada do resto do Mundo. À medida que nos afastamos do Oceano e nos aproximamos de Espanha, o país é menos cultivado; o solo é agora pedregoso, árido. De tempo a tempo, o olhar fica encantado por algum vale deslumbrante. Estes espectáculos são raros e, da Guarda a Vilar Formoso, o aspecto das encostas nada tem de agradável. As pequenas vilas ou os locais de habitação mais importantes encontram-se a uma distância de 4, 5 ou por vezes quinze quilómetros do traçado do caminho-de-ferro. O percurso é por isso monótono."

Concordando ou não com o carácter subjectivo e de gosto nas suas apreciações e comparações entre os vales e os cabeços, de 1883 até aos nossos dias pouco ou nada mudou nesta paisagem e quem fizer a viagem Guarda - Vilar Formoso poderá constatar isso mesmo. Atrevo-me mesmo a dizer, que desde a Idade Média a maior transformação física e social nestes locais se deveu precisamente ao comboio.

Sem comentários:

Enviar um comentário