terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Factos incompreensíveis

1. Num ofício da Agência Portuguesa do Ambiente endereçado ao Núcleo Regional da Guarda da Quercus datado de 30/10/2013, é esclarecido que segundo informação prestada pelos Serviços Municipalizados da Guarda (ofício datado de 01/08/2013) no passado dia 01 de Setembro terá entrado em funcionamento a Estação Elevatória da Quinta da Granja para drenar os efluentes domésticos e industriais da empresa Têxtil Manuel Rodrigues Tavares, Lda para a ETAR de São Miguel.

2. Quando da Quercus me transmitiram esta informação, que aproveito para agradecer publicamente,  questionei por email, datado de 20 de Novembro, a Águas do Zêzere e Côa, gestora da ETAR de São Miguel, sobre esse assunto, nomeadamente se era verdade que a ETAR de São Miguel já estava a receber os efluentes da fábrica.

3. No dia 20 de Novembro, questionei por email os Serviços Municipalizados da Guarda sobre o resultado dos testes efectuados aos efluentes e qual a data prevista de entrada em funcionamento da Estação Elevatória da Quinta da Granja.

4. No dia 22 de Novembro, a Águas do Zêzere e Côa respondeu-me, e passo a citar "Conforme informado anteriormente, a ETAR de S. Miguel ainda não se encontra a receber efluentes da EEAR da Quinta da Granja, a qual receberá os efluentes libertados pela fábrica Tavares. Para que a ETAR de S. Miguel possa vir a receber tais efluentes, os mesmos deverão ser pré tratados em instalação própria da fábrica Tavares, de modo a conferir-lhes características de águas residuais domésticas, bem como deverá ser instalado pela indústria, no ponto de recolha, equipamento de monitorização da qualidade do efluente, para controlo das emissões poluentes no caudal descarregado.
Não estando reunidas as condições anteriores e estando a respetiva implementação dependente e a cargo da fábrica Tavares, não se confirmou a entrada em serviço no dia 01/09/2013, desconhecendo esta empresa se a fábrica Tavares já tem data prevista para a conclusão dos trabalhos."

5. Não obtive até hoje qualquer resposta dos Serviços Municipalizados da Guarda.

Sem comentários:

Enviar um comentário