sábado, 23 de março de 2013

Sobre a Acta da Reunião de Câmara

Pouco há a dizer das reuniões de Câmara. Agora entendo não serem prestados esclarecimentos às populações, pois nem das reuniões de Câmara se consegue obter informação. Senão vejamos:

- Para o presidente da Câmara Municipal está tudo bem. A Câmara cumpriu o objectivo e começou a obra. Não interessa o resultado, não interessam as descargas poluentes, não interessa quando acabam. A Câmara cumpriu o objectivo. Não interessa se passado quatro anos após as eleições ainda não tenhamos o rio Noéme limpo.

- O vereador Vítor Santos diz que a estação elevatória (parte pública da obra) está em fase de conclusão. Mas quando? E esclareceu "ainda alguns pontos que achou pertinentes relativamente ao conteúdo deste processo." Mas quais? (não deveriam as actas oficiais transcrever na íntegra tudo o que é dito nas reuniões?)

- O mesmo vereador referiu que na vertente privada do projecto está a ser desenvolvido um processo para a requalificação interna entre a empresa poluidora, a empresa Águas do Zêzere e Côa e um consultor comum. Não se sabe o estado desse processo.

Ou seja, pode haver estação elevatória, pode haver canalização feita para a ETAR de S. Miguel mas... enquanto a empresa poluidora não resolver tratar os efluentes industriais que produz e que despeja no rio Noéme este continuará poluído. Hoje como ontem, como nos últimos vinte anos, continuarão a poluir o rio Noéme impunemente. Bem pode a Câmara Municipal da Guarda dizer que cumpriu o objectivo e fez a obra, mas enquanto o rio Noéme não estiver limpo, enquanto existirem descargas assassinas no rio, continuará cúmplice do crime.

1 comentário:

  1. O que devia interessar de sobremaneira para estes políticos era o bem estar das populações, a defesa do ambiente natural mas não, estão pouco preocupados com isso e , mesmo que estivessem, têm tão pouca força ou estão tão presos ao processo que "nada podem fazer" para além dizer que está a decorrer o processo ou seja nada está feito. É uma vergonha e são uma vergonha.
    Se a solução passa pela ETAR de S. Miguel creio que é "uma não solução" pois aquela ETAR não funciona minimamente, pelo menos é o que observo ao olhar para a água que corre abaixo da ETAR. Para terminar não acho que a CMG tenha feito, tenha cumprido... as coisas estão feitas quando ficam resolvidas. Infelizmente não é o caso!

    ResponderEliminar