quinta-feira, 12 de maio de 2011

2 Anos!

Este blogue faz por estes dias dois anos. Não haverá comemoração porque infelizmente, passado dois anos, ainda é necessário manter a intervenção. Haverá festa quando escrever o último post neste blogue.


Muita coisa mudou em dois anos. Mas o nosso Rio continua igual.


Ao longo deste tempo têm-me dito "porque te chateias", ou "isso nunca vai mudar", ou, a maioria felizmente, "força, isso vai ser resolvido". Estou do lado dos últimos. Embora reconheça que não tenho conseguido o objectivo que norteou sempre este blogue - a despoluição do rio Noéme. Quanto muito contribuí para uma população mais atenta e informada sobre o problema.


É impossível nada fazer perante um problema sério como este. É impossível acreditar que toda a gente fica a assistir enquanto o crime continua. É impossível deixar que nos roubem a memória, porque um povo sem memória é um povo diminuído.


Não podemos entregar esta batalha aos representantes das populações. Está visto que não estão do nosso lado. Não podemos apelar ao bom-senso, à ética, à consciência cívica de quem polui. Está visto que não têm tais atributos. Esta batalha tem de ser assumida por nós. Novos, velhos, homens e mulheres. Ao longo da História muitas foram as batalhas que se travaram por estas terras. Umas ganhas, outras perdidas, outras assim-assim... mas nunca por falta de comparência.


Cidadãos da Guarda: se tivemos o privilégio de aqui nascer temos a obrigação de defender aquilo que é nosso. Conto convosco!

2 comentários:

  1. Caro conterrâneo:
    Quando alguém se dedica a uma causa e mantém em seu apoio um suporte de informação como este blog, durante dois anos só pode ser uma pessoa persistente e que acredita plenamente naquilo que se propõe defender.
    Quando essa causa é um curso de água, ela deve ser abraçada por todos, pois os recursos naturais que cada vez são mais escassos, não podem ser destruídos em prejuízo directo de toda uma região que pobre já ela é em recursos.
    Se os recursos são escassos, será que alguém pode ter alguma justificação para os destruir?
    Bem, mas hoje a razão do comentário não é necessariamente aquela, mas, não resisto, em cada linha que escrevo, a virar a escrita naquele sentido.
    Hoje é apenas para lhe dar os parabéns por manter no ar esta iniciativa e desejar que a mesma se mantenha enquanto houver situações destas na NOSSA TERRA
    Tenciono continuar a comentar este assunto e até colaborar com artigos que eventualmente venha a produzir, se isso for do interesse da publicação e da causa.
    Parabens, e continue .
    José Fernandes (Pailobo-Parada-Almeida-Guarda)

    ResponderEliminar
  2. Amigos das Cronicas do Noémi.
    Se olharmos para o Rio Noémi estamos a ver
    a imagem de uma Casa desarrumada,
    mal limpa e com mao cheiro,que destruio
    toda a vida,nesta casa nem os ratos iram
    sobreviver.
    Se esta é a imagem que os governantes deste
    Destrito querem dar ao Mundo estão errados.
    Vivo num Pais que têm fabricas Etares e seria quase emposivel de ver o que se passa no Noémi,Neste Pais e neste momento trabalham mais
    Portuguses que em dêz destritos da Guarda juntos.
    Monteiro Antonio

    ResponderEliminar