quarta-feira, 16 de março de 2011

Poluição no rio Côa


Estas fotos foram-me enviadas por António Monteiro, natural do Monteperobolso (concelho de Almeida). A primeira retrata a poluição bem visível no rio Noéme no Monteperobolso.

A segunda foi tirada na ponte sobre o rio Côa, perto de Almeida. Sabendo-se que o rio Noéme desagua no rio Côa era fácil deduzir que também este estaria a ser contaminado pelos efluentes industriais da Guarda. Contudo é a primeira vez que aparecem imagens destas no rio Côa.

Estas imagens servem para mostrar aos que dizem que o problema do Noéme diz apenas respeito a meia dúzia de aldeias que não têm razão. Ainda que afectasse só uma aldeia, uma pessoa que fosse, seria grave. Infelizmente afecta populações do concelho da Guarda, Almeida e Sabugal.

Ao contrário do rio Noéme, que directamente não abastece as populações, o rio Côa é uma fonte que dá de beber a muita gente. Que água estarão a consumir?

2 comentários:

  1. Ora aí está!.... Desde as primeiras vezes que coloquei comentários neste blog que tentei explicar a quem nos quer enganar que a água cai sempre para baixo e não para enquanto houver uma diferença de cotas entre dois pontos.
    Isto para responder, na altura à Câmara da guarda que se referia ao problemazito como sendo uma questão que terminava no rio Diz.
    Meus senhores, o problema que está a ser provocado, atinge as populações de vários concelhos até terminar no mar.
    Vamos enunciá-los para que todos possam conhecer quem está a ser afectado e ainda aqueles que bebem água, apesar de tratada, resultante desta "merda".
    Guarda,ALMEIDA,Figueira de Castelo Rodrigo, Vila Nova de Foz Côa e depois todo o Rio Douro desde Barca de Alva até ao Porto.
    Por isso, meus senhores a porcaria que fazem na guarda, provavelmente podem vir a tê-la no Porto. Parece um exagero mas é a verdade.
    Estamos fartos desta incompetência e provocação às populações.
    A crise e uns eventuais empregos na fábrica não justificam tudo.
    Jfernandes-Pailobo-Almeida

    ResponderEliminar
  2. Temos de tratar pelo nome, as pessoas, que poluem o rio, e as que tendo responsabilidades nos vários organismos, assobiam para o ar como se não tivessem responsabilidades no assunto.
    São criminosos em qualquer parte do mundo.
    O Rio está como o País !!!
    J.V

    ResponderEliminar