quarta-feira, 23 de março de 2011

Guarda amiga do Ambiente

A Guarda tem em curso duas iniciativas de carácter ambiental: a comemoração do Dia Mundial da Água e a Semana da Floresta na Guarda. Ambas têm como objectivo sensibilizar a população em geral (e as crianças em idade escolar em particular) para a defesa e conservação da Natureza.

Sobre as comemorações do Dia Mundial da Água li o seguinte na página do município: "As crianças, adultos de amanhã, são aqueles que mais devemos sensibilizar no sentido de compreenderem a necessidade de preservar um Bem do qual depende a vida no Planeta que habitam.". 

Qualquer criança das aldeias banhadas pelo rio Noéme se ri desta afirmação. 

Qualquer criança das aldeias banhadas pelo Noéme poderia perguntar aos responsáveis por estas actividades porque é que as entretêm com jogos didácticos e por outro lado as impedem de ir brincar para junto do rio onde aí sim poderiam constatar a riqueza de um rio e as necessidades de preservar a Natureza. 

Qualquer criança das aldeias banhadas pelo rio Noéme poderia perguntar porque é que os adultos que mandam deixam que se polua o rio impunemente.

Qualquer criança das aldeias banhadas pelo rio Noéme perceberá um dia o valor do dinheiro e perceberá também porque se destruiu um rio.


Nota final: recebi um destes dias um simpático email de uma professora de uma escola primária no Alentejo pedindo-me autorização para utilizar alguns vídeos do blogue para fazer com os seus alunos um trabalho sobre a poluição da água. Ainda há esperança.

1 comentário:

  1. Será que os responsáveis das empresas que poluem e dos organismos que nos governam se sentem no minimo preocupados com o estado a que o rio Chegou.
    J.v

    ResponderEliminar