quarta-feira, 30 de junho de 2010

A Cultura na Guarda está a saque


Está a assistir-se a um forte ataque à Cultura da Guarda. A "recomendada" redução de cortes no orçamento do TMG pode obrigar o fecho do ex-líbris da Guarda do Presente e do Futuro. 

É o que temos para vender e para nos desenvolvermos - Cultura.

Vivo em Lisboa e desloco-me frequentemente à Guarda. Podem facilmente encontrar-me no Rochoso ou no Café Concerto. Já vi na Galeria de Arte exposições a que só tenho acesso em Lisboa. Vieram espectáculos à Guarda cuja única apresentação em Portugal foi feita nesta cidade. Abrimos frequentemente os jornais e as únicas notícias positivas da Guarda têm a ver com o TMG. Vêm pessoas de todo o país propositadamente à Guarda assistir a espectáculos do TMG. E gostam.

O TMG e a Cultura na Guarda estão a saque! Os cidadãos da Guarda não podem deixar que o único pólo de desenvolvimento que aconteceu nos últimos 20 anos na Guarda seja destruído.

Tal como me disse quando comecei a escrever neste espaço há mais de um ano: Força Américo! Estamos consigo em defesa da Cultura da Guarda. 

PS: Pode conferir-se a história toda aqui e aqui

3 comentários:

  1. Caro Márcio:

    Não se pode ser cego a analisar a proposta/recomendação que foi feita na Assembleia Municipal! Faz-me lembrar os comentadores, depois de ver três vezes o lance na Tv tem resposta para tudo! Os cortes tem de advir de todo o lado! O seu Rio Noéme? provavelmente está poluído pela inexistente estância elevatória! Pois se a Câmara redistribuir o mal pelas aldeias ( Neste caso Rochoso e toadas elas) haveria possibilidade de despoluir o Rio...mas não... não há dinheiro... tem de recorrer a fundos comunitários para construir a tal estância!
    Seja realista a analisar esta matéria e não se esqueça... as aparências não iludem vendem-se!

    ResponderEliminar
  2. A mim o que me custa é reduzirem tanto um orçamento que já por si só não era muito grande e que graças ao circuito A23 da cultura que é Lisboa, Torres Novas (Teatro Virginia) e Guarda (TMG) consegui ver Foge Foge Bandido por uns míseros €5, dos preços mais acessíveis do país, e ouvi muita gente a dizer "é a primeira vez que venho à Guarda". Mas mesmo muita gente. É com isto que querem acabar? Enfim.

    ResponderEliminar
  3. Caro pM:

    O Rio Noéme não está poluído por falta da estação elevatória de ligação à ETAR de S. Miguel. O Noéme está poluído pela incúria das entidades oficiais que deixam que tal aconteça e porque existem poluidores. Se os poluidores fizessem o seu trabalho dentro portas, o Rio não estaria poluído.

    ResponderEliminar