terça-feira, 30 de junho de 2009

Recortes de Jornais 7

Jornal A Guarda
26 de Junho de 2009
"A Guarda é uma cidade de excelência para implementar bons projectos de cariz ambiental"

O conteúdo desta entrevista é interessante pois mostra que é possível (e há gente na Guarda capaz) pensar e delinear estratégias de preservação e valorização do ambiente. O concelho só teria a ganhar com isso.

Ficámos ainda a saber que há 10 anos atrás foi feito pela CMG um estudo das linhas de água do concelho (entre as quais o Noéme) para elaboração de um plano de descontaminação. O que é feito deste plano? Em que gaveta andará esquecido?
Seria altura de pegar nesse estudo, actualizá-lo e avançar para um plano efectivo e sustentado de descontaminação do Rio.

Sobre as "condições exceptionais para a implementação de projectos ambientais" na Guarda: concordo com as opiniões expressas na entrevista. Há no entanto muito a fazer. Projectos deste tipo (tal como os projectos culturais) não podem ser vistos como um luxo ou uma moda: potenciam a actividade económica, criam valor para o concelho, geram emprego, têm um indiscutível valor social. Estes projectos devem envolver as diversas aldeias do concelho, promover os laços afectivos e os recursos comuns que as unem. Reflorestar o concelho, organizar percursos pedestres, limpar os rios, promover as rotas históricas, recuperar os moínhos, as noras, os fornos comunitários para que sirvam de material pedagógico de complemento ao ensino das crianças, estudar as plantas que existem nos nossos campos (algumas terão entretanto desaparecido), fazer com que se voltem a cultivar os campos... E é necessário que os valores do antigamente, da ruralidade se recuperem para que efectivamente o concelho se torne sustentável. Com alguma criatividade é possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário