quinta-feira, 4 de maio de 2017

Cartografia da Água (2)

Tentarei fazer um exercício informal (sujeito a ser complementado) daquilo que entendo ser a "Cartografia da Água", usando como exemplo o Rochoso (peço desculpa aos meus leitores que não estejam familiarizados com os locais mencionados). Nas fotografias que apresentarei, tiradas em Abril deste ano, os vê-se pouca ou nenhuma água. Propositadamente para ilustrar o grave problema de falta de água que sentimos.
O Rochoso tem dois cursos de água principais: o Rio Noéme a Sul, a Ribeira das Cabras a Norte. A Norte e a Poente da povoação a geografia dominante é o planalto granítico enquanto que a Sul se situam os terrenos mais produtivos. A nascente a natureza é constituída por terrenos de cultivo e floresta. Dois ribeiros nascem e complementam-se junto à povoação, crescem e vão ter ao Noéme: o Ribeiro dos Freixos e o Ribeiro das Naves. As águas que andam à superfície na orla poente alimentam a Lagoa dos Lamaceiros e a chamada Fontinha da Vila (uma presa no caminho onde os animais bebiam). Todas essas águas descem por caminhos públicos, terrenos e lameiros privados e vão ter pelos Linhares ao caminho da Quelha, ao Enchido e formam o Ribeiro dos Freixos, que alimenta o Ribeiro das Naves que vai ter ao Rio Noéme. As águas que andam à superfície na orla norte, alimentam o Fontanhão, outra presa à beira do caminho onde os animais bebiam. 
Dentro da povoação, o Largo da Aldeia tem um chafariz de início de século XX e a imemorial Fonte Carvalha, a Relonga tem uma fonte de mergulho. O Outeiro de Baixo tem um chafariz e uma fonte de mergulho e o Outeiro de Cima tem outro chafariz.
Sabendo-se onde está a água, componham-se os caminhos com as valetas bem feitas, desobstruam-se as regueiras e os aquedutos, limpem-se as presas e as fontes, encaminhe-se a água para que chegue ao seu destino sem se perder, construam-se represas que aproveitem as águas pluviais, lavrem-se os terrenos, plantem-se espécies que favoreçam a retenção de águas... 
É isto que também está por fazer. Dá trabalho e não se compadece com festanças, mas os eleitores hão-de perceber a diferença.

Sem comentários:

Enviar um comentário