quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Respostas da Águas do Zêzere e Côa no dia 10 de Dezembro de 2014

A ETAR de S. Miguel ainda não se encontra a receber efluentes da EEAR da Quinta da Granja, pelo que, os efluentes industriais, libertados pela Têxtil Manuel Rodrigues Tavares, SA (TMRT), não estão a ser tratados na referida ETAR de S. Miguel, explorada pela Águas do Zêzere e Côa, SA (AdZC).

Conforme informado em 18/06/2014, em 28/02/2014, foi realizada uma reunião entre as três entidades (além da AdZC e da TMRT, a Câmara Municipal da Guarda (CMG)), na qual ficaram definidos os passos seguintes do processo e a quem os mesmos incumbem.

A TMRT informou que tinha novos dados de caudal e carga poluente, tendo-se comprometido a fornecê-los, o que aconteceu em 29/04/2014.

Com os novos dados, a AdZC comprometeu-se a consultar o projetista para reavaliação da capacidade de receção da ETAR de S. Miguel, tendo este apresentado proposta, para efetuar o novo estudo, em 16/05/2014.
Nos termos da reunião de fevereiro de 2014, em 21/05/2014, a AdZC enviou, à TMRT (cc/ CMG), a proposta do projetista, para pronúncia.

Estando dependente da pronúncia da TMRT, a realização do novo estudo, a AdZC continua a aguardar indicação da TMRT, para esse efeito.

Além do supramencionado, para que a EEAR da Granja, entre em funcionamento, também é necessário instalar equipamento de monitorização e controlo de poluição (na referida EEAR), cujo custo, no entendimento que tem sido expresso pela AdZC, deve ser suportado pela entidade poluidora.

Não estando reunidas as condições para a receção, pela ETAR de S. Miguel, de tais afluentes, a EEAR da Granja ainda não entrou em serviço, não havendo, para já, data prevista para esse evento.

Sem comentários:

Enviar um comentário