quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

ECO 123 - Prémio de Jornalismo

No passado mês de Novembro concorri ao prémio de jornalismo ECO 123 (organizado pela Editora Tempo Passa Publicações) com uma entrevista ao engenheiro Ricardo Nabais dinamizador do projecto Gesterra. O tema do concurso era "Viver e Trabalhar em Portugal - soluções ecológicas para a crise económica". Na semana passada comunicaram-me que estava entre os finalistas do prémio e no sábado passado, em Faro, na cerimónia de entrega dos prémios soube que tinha ficado em terceiro lugar.

Em primeiro lugar quero agradecer ao Ricardo Nabais a disponibilidade para a entrevista. Sobre o seu projecto ouvi coisas muito boas nas conversas que tive por lá. E muitas manifestações de interesse. A este prémio concorreram trabalhos sobre temas muito diversos como uma empresa (Amo - produto local) que comercializa produtos do Geopark Naturtejo de forma inovadora (foi o excelente trabalho que venceu o prémio), um carteiro que entrega encomendas de bicicleta, a visita dos alunos de uma escola a uma herdade que produz azeite no Alentejo, ou o dia-a-dia de uma "eco-comunidade" na serra algarvia, entre outros...

Portugueses e estrangeiros elaboraram para este prémio trabalhos sobre como a agricultura pode contribuir para ultrapassarmos esta crise. As preocupações de todos são muito semelhantes quer vivam na serra algarvia, no Alentejo ou na interior beirão: a desertificação, o abandono dos campos, a degradação do ambiente... Assuntos que de uma forma ou de outra tenho tratado neste espaço. Preocupações que tenho tido e que tenho mencionado por aqui. No fundo a defesa das "nossas coisas". Agradeço por isso também aos leitores do blogue e às pessoas que me têm abordado sobre estes temas. O prémio também é vosso.

PS: Os trabalhos finalistas do Prémio ECO 123 serão publicados no primeiro número da revista ECO a sair em Março de 2013. 


2 comentários: