quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Será 2013 o ano do Noéme?

Fomos assistindo ao longo dos anos ao atentado ambiental contra o rio Noéme. Conhecido, consentido, ignorado... e testemunhado por diversas vezes nas páginas deste blogue ou na comunicação social. Aqui, ali, acolá vimos descargas poluentes no rio. Impunes.

O problema continuou a ser debatido/exposto/denunciado na blogosfera e na comunicação social local e nacional (Biosfera - RTP2, Correio da Manhã, O Interior, Nova Guarda, Rádio Altitude, A Guarda...). Continua online a petição "Em defesa do rio Noéme". Acredito que ninguém na Guarda não esteja esclarecido sobre este grave problema ambiental.

Em 2011, o Partido Ecologista "Os Verdes" questionou o Governo sobre a poluição do rio Noéme e a ARH Norte respondeu a algumas questões colocadas por este blogue chamando ao crime "grave disfunção ambiental". Finalmente a 25 de Maio a Câmara Municipal da Guarda anunciou o início da construção da estação elevatória de águas residuais para a despoluição do rio.

As populações afectadas pelo problema abraçaram a luta. Em 2008 e 2012 realizaram-se marchas "Pelo Noéme Contra a Poluição" e os eleitos locais moveram esforços junto das entidades oficiais em defesa dos interesses das populações.

Não sei o estado das obras neste momento. Se os planos se tiverem cumprido estarão quase a ser finalizadas e por isso deixarão de existir descargas de efluentes no rio. Obrigatoriamente terão de deixar de existir. E se ainda assim o rio Noéme continuar poluído teremos de descobrir e denunciar os focos de poluição.

Teremos em 2013 um rio Noéme despoluído?

Sem comentários:

Enviar um comentário