terça-feira, 11 de maio de 2010

Crónica Altitude (11 de Maio 2010)

Amanhã, 12 de Maio, passará um ano sobre o primeiro texto publicado no blogue "Crónicas do Noéme" de que sou autor. Foi o primeiro texto, mas não foi o início da luta. Esta tinha começado um ano antes, quando numa manhã chuvosa de Abril, um grupo de cidadãos das aldeias banhadas pelo Noéme deixaram o conforto domingueiro e entre a Guarda e o Rochoso, caminharam ao longo do Rio.

Conseguimos trazer a poluição do rio para a ordem do dia e os diversos órgãos de comunicação social trataram o tema. Voltámos a despertar um sentido de pertença que andava adormecido. Recuperámos memórias antigas.

Durante este ano pudemos ouvir os poluidores afirmarem na TV que poluem; responsáveis afirmarem que a poluição é legal. Foram publicadas fotos chocantes do crime, mas também fotos de grande beleza que nos dão ânimo para continuar. Quero agradecer a todos os que fizeram comentários, participaram na discussão ou enviaram palavras de incentivo.
O propósito de termos um rio despoluído não foi conseguido. E por isso vamos continuar esta luta sem vacilar. As gerações futuras merecem que lhes entreguemos um rio limpo.

Este assunto foi motivo de debate nas últimas eleições autárquicas. Ganhou a lista encabeçada pelo engenheiro Joaquim Valente. Em Novembro de 2009 prometeu que o problema ficaria resolvido durante o primeiro semestre de 2010.
Estamos em Maio. Caminhamos a passos largos para a primeira promessa não cumprida do actual executivo.
Continua a morrer o Noéme.
Continuam a perder as suas gentes.

Crónica transmitida na Rádio Altitude no dia 11 de Maio de 2010 e disponível aqui

2 comentários:

  1. um ano passou mas o problema continua e a luta tambem
    um abraço
    j.v

    ResponderEliminar
  2. ainda bem que existe alguem que se preocupa tanto com o rio

    ResponderEliminar