terça-feira, 13 de abril de 2010

Porque também se fala de temas ambientais nesta crónica

Permitam-me que vos fale de um Plátano.
Quem chega ao Rochoso vindo da Guarda é imediatamente abraçado por este enorme monumento natural. Um abraço de boas-vindas, que o Rochoso trata bem os seus visitantes.
Às comemorações do "Dia Mundial da Árvore" juntaram-se este ano as comemorações do Centenário da República.
A então chamada "Festa da Árvore" foi uma manifestação cívico-pedagógica muito incentivada pelo novo regime com o objectivo de promover os valores ambientais, da cidadania e do ensino.
Pode ler-se o seguinte texto no jornal "O Combate" de 1913: "O Povo Português associando-se com entusiasmo à Festa da Árvore vai provar que ao fazer uma revolução não quis simplesmente mudar de instituições políticas, mas de hábitos e costumes, empregando todos os meios para a sua regeneração social; e o professor tratando de incutir no ânimo dos seus alunos o culto da Árvore mostrará que considera a Educação um complemento indispensável da Instrução".
Sempre ouvi contar que o plátano do Rochoso tinha sido plantado pelos Republicanos da aldeia imediatamente a seguir à revolução. Também sabia que o ensino na povoação tinha grandes tradições.
Confirmei a data do seu nascimento - 01 de Dezembro de 1910 - no seguinte depoimento publicado no jornal "A Guarda":
"Era eu menino e ainda hoje me recordo com emoção do entusiasmo com que o nosso bondoso professor (Francisco António Sanches) preparou a Festa da Árvore. E do ardor juvenil com que a plantámos cantando-lhe hinos e recitando poesias. O professor explicou-nos o significado da plantação da Árvore do Renascimento como símbolo do Portugal renovado".
Desde a Revolução Francesa que a árvore é tida como símbolo da Liberdade. Há 100 anos apelava-se aos valores ambientais que hoje desprezamos. O gigantesco tronco do plátano do Rochoso é um pilar forte da Cidadania. Os seus ramos, braços envolventes.


Crónica transmitida no dia 13 de Abril de 2010 na Rádio Altitude e disponível em: www.altitude.fm

1 comentário:

  1. o platano do rochso e sem duvida um grande monumento, que transmite memorias e reordaçoes aos visitantes

    ResponderEliminar