segunda-feira, 26 de abril de 2010

Chegada da Primavera

Cansada dos dias frios, chuvosos e sem sol, esperava ansiosamente a chegada do dia 22 de Março. Por coincidência ou não, no dia do começo da Primavera fomos presenteados com um ambiente solarengo e sem nuvens, afastando a hipótese de alguma queda de água. Lá fora, a diferença também se fez notar. A erva coberta de orvalho esticava-se ao sol e os cães instalavam-se confortavelmente junto da entrada de casa. As mulheres, atarefadas, aproveitaram para estender a roupa ao sol e sacudir os tapetes dos quartos. Os mais idosos retomaram de novo as conversas à beira das portas e os animais preferiram a erva fresquinha à palha enfadonha, enquanto as crianças aproveitavam os raios de sol.

Algures em Portugal, nasceu um projecto intitulado “Limpar Portugal”. Movidos pelo objectivo de viver num país mais limpo e, consequentemente, mais saudável, muitos foram os que aderiram à iniciativa. Vestiram roupas velhas, fatos de treino, luvas e botas de borracha e aproveitaram o dia tão bonito para porem mãos à obra e fazerem alguma coisa pela pátria. Mas, enquanto limpavam enormes lixeiras e outros derivados da descontrolada actividade humana, alguns sítios permaneceram intocáveis. Rios calmos, mortos e serenos, ao abrigo da solidão, continuaram a correr no seu leito, espalhando o seu odor. Lixeiras nos matos continuaram intocáveis, cartazes rasgados e inutilizáveis voavam ao sabor dos ventos.

É claro que tem que se começar por algum lado, mas não se devem ignorar os locais mais “sóbrios” do nosso país. Talvez um pouco mais de divulgação e exemplos locais tivessem resolvido o problema.


Sofia Vargas
11 anos

Sem comentários:

Enviar um comentário