domingo, 24 de janeiro de 2010

Quercus

A Quercus tem uma delegação na Guarda. Talvez seja distracção minha mas nunca ouvi desta associação ambientalista uma tomada de posição sobre a poluição do Noéme, uma denúncia, um estudo que fosse.

3 comentários:

  1. Caro amigo antes de mais os meus parabéns pelo blogue, que desconhecia.
    Sou membro do Núcleo ( delegação) Quercus da Guarda.
    Dizer lhe que o assunto é por nós conhecidos bem pelas entidades que tem poder para actuar e fazer cumprir a legislação nomeadamente o SEPNA - Serviço de ambiente da GNR.

    Quantas tomadas de posição estudos conhece deles?
    Posso lhe dizer que reunimos com a Câmara Municipal da Guarda, na qual nos garantiram que iriam tomar uma posição inclusive tinham um estudo de recuperação do rio.
    Estamos aguardar uma vez que não podemos fazer mais dado que as entidades com poderes para fazer cumprir a lei já estão ocorrente do assunto.

    Mas se tiver uma solução, poderemos reunir para juntar esforços e recuperar o Rio.

    Aproveito para avisar que graças aos voluntários inscritos no banco de voluntariado da Guarda conseguimos assegurar a porta aberta do Núcleo desde a passada semana.
    O horário de atendimento é nas quartas feiras das 10:30 ao 12:00 e das 14:30 ás 17:00 e nos sábados das 10:30 ao 11:30, fora destes horários é possível receber as pessoas por marcação através do 931104568 ou email:guarda@quercus.pt.

    Faço um apelo para se juntarem a Quercus já que esta é feita de voluntários, só assim conseguiremos ajudar o ambiente.

    Bom trabalho

    ResponderEliminar
  2. Isso não é verdade. A Quercus já várias vezes se pronunciou sobre este tema, inclusive presenciei à dois ou três anos atrás a uma iniciativa em que uma delegação da Quercus constituída pelo professor Agostinho Ferreira da Guarda, o professor Gastão de Pinhel e um ex-chefe das Finanças dos Fóios, desceu o rio e manifestou-se junto à ponte da Gata. O conhecimento que tenho é que têm um reduzido número de sócios, embora activos e preocupados com o tema. Desconheço se têm ou não conhecimento deste blog, talvez não, caso contrário já se teriam manifestado.
    Joaquim Vargas, presidente da Junta de Freguesia do Rochoso

    ResponderEliminar
  3. Um breve comentário aos comentários:

    1. Quanto a sugestões, denúncias, propostas, tenho vindo a fazê-las neste espaço ao longo dos últimos meses. Muito tenho criticado as entidades que refere sobretudo pela inércia que t~em demonstrado. O assunto esteve demasiado tempo esquecido. Contudo os principais culpados são os poluidores!

    2. Tal como disse, pode ter sido distracção minha, mas acompanho o problema a alguns anos e não conhecia essa iniciativa.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar