sexta-feira, 15 de maio de 2009

Aldeias banhadas pelo Rio Noéme

O mapa abaixo mostra o percurso efectuado pelo Rio Noéme até ao limite do concelho da Guarda (na aldeia do Rochoso). Desagua no Côa, na aldeia do Jardo, já no concelho de Almeida.



"Os Cursos de Água:
O concelho é drenado por três bacias hidrográficas, a saber: Mondego, Côa/Douro e Zêzere/Tejo. A linha divisória das três bacias localiza-se próximo de Vale de Estrela, a cerca de 1000 metros de altitude. A bacia do Côa abrange praticamente a metade oriental do município e é a mais extensa. Como cursos de água principais destacam-se as ribeiras das Cabras e de Massueime e o Rio Noéme (nasce perto de Vale de Estrela). Todos são afluentes da margem esquerda do rio Côa."


[Quero agradecer ao Dr. António Pena a permissão para a publicação do mapa e os textos citados, retirados do livro "Guarda - Um roteiro natural do concelho"]

4 comentários:

  1. Caro Márcio:

    Relativamente à Despoluição do Rio Noéme pretendo desafiar todas as Freguesias banhadas pelo Rio Noéme para constituirmos a "Associação das Freguesias da Zona Nascente da Guarda" com o objectivo de fortalecer a insatisfação relativamente a esta matéria.
    Assim, em conjunto, poderemos ter mais força para pressionar a Câmara bem como o Ministério do Ambiente e, podermos concorrer a Fundos Europeus. Será meu propósito enquanto candidato a Presidente da Junta de Freguesia de Vila Fernando
    Com os melhores cumprimentos,

    ResponderEliminar
  2. Caro Bruno,
    Este blog é de todos os que queiram contribuir para resolver os problemas de poluição do Noéme. Se quiser pode divulgar aqui os seus projectos para o Rio ou as iniciativas que pretende empreender.

    Melhores cumprimentos,

    Márcio Fonseca

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    estou a estudar Geografia e Planeamento Regional e vi o sr. no programa Biosfera e gostei bastante de ver este esforço no sentido de resolver um problema tão grave como este. Bom trabalho!!! Cumprimentos, Silvia.

    ResponderEliminar
  4. Olá Sílvia,

    Obrigado pela visita e as palavras de incentivo. Espero que continue a acompanhar o blog. Pode também juntar-se a nós no Facebook!

    O problema afecta todos e precisamos do envolvimento de todos. Se tiver ideias, sugestões ou quiser deixar a sua opinião não deixe de o fazer... aqui, no Facebook ou por email.

    Cumprimentos,
    Márcio

    ResponderEliminar