quinta-feira, 23 de agosto de 2018

“A luta pelo ambiente é uma das formas mais nobres de luta pela cidadania. Não concebo o ser humano desligado do equilíbrio e harmonia com a natureza e o planeta em que vive”, Carlos Pimenta in Público

Esta reportagem da edição de 22 de Agosto do Público traça uma história da luta pelo Ambiente em Portugal, nas palavras de Carlos Pimenta (ex-Secretário de Estado).

Muito foi feito, muito continua por fazer. Veja-se o caso de poluição do rio Noemi (um micro-problema face aos grandes desafios das alterações climáticas, por exemplo). “Já não são os problemas do ambiente de proximidade — que se resolvem com estações de tratamento, com filtros, e outros. O problema do clima é o problema da maneira como vivemos", refere. Mas não deveriam ser esses problemas mais fáceis de resolver? Porque demora tanto tempo a resolver-se a poluição deste rio? Haverá mesmo vontade?


“Tudo volta à questão de cidadania. As pessoas, nas suas múltiplas vertentes, têm de ser confrontadas com a sua responsabilidade, com o seu padrão de consumo, sejam consumidores, patrões de uma indústria ou autarcas”, conclui Carlos Pimenta.


Sem comentários:

Enviar um comentário