domingo, 7 de janeiro de 2018

"O livro da Água" de Leonardo da Vinci

Leio no Público que Leonardo da Vinci foi ecologista antes de haver Ecologia e que os seus estudos foram agora publicados em livro.


O "Livro da Água" reune os estudos dispersos que o génio produziu no século XV. Os autores "consideram que Leonardo da Vinci tinha “uma certa ideia ecológica do fim do mundo”, que se apresenta “assombrosa” em textos de “carácter premonitório”. Referem, por exemplo, a ideia do fluxo da água serem as veias do mundo: “E que o mundo, contrariamente ao que disse Aristóteles, não será eterno, e sim que terminará, e que o fará pelo esgotamento da água.”


Ao longo dos tempos o Homem considerou que os recursos do Planeta eram inesgotáveis. Sabemos hoje que não é assim mas pouco se está a fazer para reverter o processo. Ao ler-se isto "E os rios perderão as suas águas, e a frutífera terra não conseguirá gerar de si nenhum broto, e não crescerá sobre os campos a inclinada beleza da espiga; e assim morrerão os animais, não podendo nutrir-se com as frescas ervas dos prados; (…) e os homens, depois de múltiplas tentativas, de igual forma perderão a vida, morrendo por fim a espécie humana. E a terra fértil, rica em frutos, será transformada num deserto…” não podemos deixar de ficar com um nó no estômago de tão actual.


Sem comentários:

Enviar um comentário