quarta-feira, 3 de junho de 2015

Simplex no Ambiente? (Projecto de programa eleitoral do PS)

Retirado do Projecto de Programa Eleitoral do Partido Socialista:

"Um SIMPLEX ambiental, para eliminar licenças, autorizações e exigências burocráticas que nada acrescentam em matéria de valorização do ambiente, focando os recursos na fiscalização e inspeção."

Concordo com o reforço de competências e recursos nas áreas da fiscalização e inspecção se for para ser feito a sério, doa a quem doer. Não é para que continue a ser como hoje "forte com os fracos e fraco com os fortes". Deve ser pedagógico quando tiver de o ser e absolutamente intransigente quando estiver em causa a destruição do Ambiente. Com fiscalização forte e interventiva, uma Justiça capaz e coimas que doessem, de certeza que o rio Noéme já não estaria poluído.

Não gosto de SIMPLEX ambientais. Temos hoje um pior Ambiente do que tínhamos, destruiu-se muita coisa (algumas irreparáveis) com o argumento do crescimento da Economia e do Turismo e dos projectos estratégicos. Desburocratizar para ser mais fácil, destruir a coberto da lei não me agrada. Ser eficiente é diferente disto. A Economia deve servir as Pessoas e o Ambiente e não o contrário.

Sem comentários:

Enviar um comentário