terça-feira, 26 de maio de 2015

Carta enviada ao Ministro do Ambiente (8 Maio 2015)


Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia
Rua de “O Século”, 51
1200-433 Lisboa

Rochoso, 08 de Maio de 2015
Assunto: Poluição do Rio Noéme (concelho da Guarda)

Exmo. Senhor Ministro do Ambiente


É decerto do conhecimento do Ministério que tutela, mas voltamos a lembrar que o crime ambiental que assola o rio Noéme continua. Este problema é também sobejamente conhecido do executivo camarário da Guarda e da ARH Norte.

O Ministério do Ambiente foi questionado na Assembleia da República por duas vezes (2011 e 2013), mas sem qualquer consequência prática. Para além de se saber a causa do problema e por diversas vezes ter sido apontada a solução para a resolução do mesmo, até ao momento nada foi concretizado. Em 2013, a Estação-Elevatória da Quinta da Granja (construída para reencaminhar os efluentes tratados da fábrica poluidora para a ETAR de São Miguel) foi concluída, contudo, inexplicavelmente não se encontra em funcionamento. Urge uma intervenção célere e determinada do Ministério do Ambiente sob pena de se tornar também cúmplice da destruição do rio Noéme e dos ecossistemas envolventes.

No passado dia 30 de Abril ocorreu nova descarga poluente, cujas imagens envio no CD em anexo. Por muito que queiramos o contrário, ainda há muitas coisas que envergonham Portugal. É este o compromisso para o crescimento verde que Vossa Excelência preconiza?


Aguardamos resposta.



Anexos:
CD contendo fotografias, vídeos, documentos oficiais e relatos na imprensa





Os melhores cumprimentos,

Márcio Fonseca

www.cronicas-do-noeme.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário