quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Carta aberta ao presidente da Câmara Municipal da Guarda

Exmo senhor presidente da Câmara Municipal da Guarda


A poluição do rio Noéme é, infelizmente, um assunto sobejamente conhecido da opinião pública e das entidades oficiais. Ao longo deste tempo nada foi feito para resolver o problema e continuam a existir descargas poluentes no rio.

Os Cidadãos da Guarda continuam sem saber o que pensa sobre o assunto nem o que vai fazer para pôr cobro a este crime ambiental. Em campanha eleitoral não respondeu às solicitações que lhe foram feitas. Agora eleito, tem o dever de esclarecer o que vai fazer. Mais que isso, tem obrigação de resolver o problema.

Resolver o problema neste momento, e numa primeira fase, significa destruir a conduta existente na Gata responsável pelas descargas poluentes no rio. Tenha a coragem de o fazer no primeiro mês de mandato. Esperamos que esta seja a sua primeira medida. 

Muito há para fazer para que o rio Noéme seja limpo. Mas esta primeira medida, se tomada rapidamente, daria o sinal que os poderes públicos têm como fim primeiro a defesa dos Cidadãos. Até agora não tem sido assim.

Certo que estas questões são do maior interesse aguardamos a vossa resposta.

2 comentários:

  1. Para além do combate político, sempre necessário, esta matéria é criminosa e, como tal, o Ministério Público deverá assumir esta causa. Quem nos defende? Parece que tudo terá de passar pelos tribunais. Crimes contra o ambiente são de natureza pública!

    ResponderEliminar
  2. Concordo totalmente consigo!
    Julgo que este problema já não se irá resolver na Guarda, se calhar nem na justiça portuguesa... só vejo forma disto terminar com recurso ao Tribunal Europeu.

    ResponderEliminar