domingo, 30 de janeiro de 2011

Balanço de actividades 2010

Parece agora uma boa altura para um ponto de situação sobre a poluição do rio Noéme.
2010 ainda não foi o ano da despoluição do Noéme. Lamentavelmente. Mas foi um ano de luta; foi um ano em que mais pessoas vieram para este lado; foi um ano em que se discutiu ainda mais o problema; foi um ano de pedagogia e que trouxe maior visibilidade ao problema.

O problema continuou a ser debatido/exposto/denunciado na blogosfera e na comunicação social local e nacional (Biosfera - RTP2, Correio da Manhã, O Interior, Nova Guarda, Rádio Altitude...). Está actualmente online a petição "Em defesa do rio Noéme". Hoje creio que ninguém na Guarda não esteja esclarecido sobre este grave problema ambiental.

As Juntas de Freguesia das aldeias afectadas pelo problema continuaram a denúncia institucional levando insistentemente o problema às entidades oficiais locais e nacionais (CMG, ARH Norte e Centro, Direcção Geral do Ambiente, IGAOP, CCDR Centro, SEPNA...). Obtiveram uma importante vitória quase no final do ano: a ARH Norte proibiu todas as descargas poluentes (mesmo as "contratualizadas") no Rio e vai fiscalizar. Organizaram pela segunda vez um passeio ao longo do rio que teve muita adesão das pessoas.

Na Assembleia Municipal da Guarda foi debatido o assunto em Junho e em Dezembro. Também foi levado o problema às reuniões de Câmara Municipal da Guarda sempre com a promessa de resolução para breve por parte do presidente da autarquia.

Como se vê, este problema não está esquecido. Pelo contrário, está em marcha o processo que levará à despoluição do rio. Na parte que me diz respeito, não vamos baixar os braços.

2 comentários:

  1. Não é uma guerra vencida; mas foram-se vencendo batalhas. Facto é que é um tema com cada vez mais visibilidade, que vai sendo cada vez mais falado.
    Parabéns portanto ao blogue e ao seu autor.

    Rui Ribeiro

    ResponderEliminar
  2. Estaremos todos de parabéns no dia em que o problema se resolver. Até lá continuemos todos a lutar e a denunciar as situações.

    ResponderEliminar