sábado, 18 de dezembro de 2010

Os baronetes e a Assembleia Municipal

Numa Assembleia Municipal devem discutir-se as coisas importantes da governação. Ontem, como em tantas outras, ter-se-ão discutido os assuntos prementes e definido as estratégias para 2011. Já aqui o disse também foi discutido o problema do Rio Noéme.

É inaceitável que na Assembleia de ontem se tenha votado uma "moção de repúdio" contra afirmações proferidas pelo Dr. Américo Rodrigues. São coisas de outros tempos. Tempos em que a Guarda era tacanha. Tempos em que não havia liberdade. 

O Dr. Américo Rodrigues é um profissional cuja obra é reconhecida em todo o país. Dirige um Teatro que é (devia ser) o nosso maior motivo de orgulho. (O que é que a Guarda tem hoje para oferecer senão Cultura?) É, desde que me conheço, um Cidadão atento, crítico e participativo na causa pública. Parece que a opinião que expressa no seu blogue, Café Mondego, incomoda... os medíocres certamente.

A Guarda vive assim este dilema: por um lado cosmopolita, sustentada na programação excepcional do seu Teatro, por outro lado fechada em torno de baronetes que julgam poder fazer o que lhes apetece. À moda antiga, só que agora, um PIDE em cada blogue. E as pessoas assistem indiferentes.

A hora é de luta Cidadãos da Guarda: contra os baronetes que vivem mal com a liberdade de expressão; contra os baronetes que assassinam a Cultura; contra os baronetes que assassinam o Noéme... estão todos no mesmo saco e representam todos o mesmo.

Quando as hordas de Bárbaros invadiram Roma não se fizeram anunciar. Hoje chegam todos os dias ao som de vuvuzelas.




3 comentários:

  1. Uma pessoa culta não insulta os outros só porque não deve ter nada para fazer!
    A pessoa tão culta de que fala devia ser mais educada.. ou educação é incompatível com a cultura?

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo

    Nunca ouvi um insulto proferido pelo Dr. Américo Rodrigues. As críticas que profere são duras mas sempre frontais. Incomodam os visados? Ainda bem. Se ofendem? Só os medíocres ou os que têm má consciência.

    ResponderEliminar
  3. É política do blogue não publicar comentários que insultem terceiros.

    ResponderEliminar