Como solicitado, enviamos as respostas solicitadas ao candidato à Câmara Municipal da Guarda, Marco Loureiro.
1. Qual a primeira medida que tomará para despoluir o rio Noéme?
R: Primeiro irei identificar e fazer o mapeamento dos vários focos de poluição existentes no rio Noéme (concelho da Guarda) de forma a puder apresentar um plano devidamente estruturado e que verdadeiramente resolva uma vez por todas este problema ambiental, devolvendo outra vez o rio às populações.
2. Que diligências tomará a Câmara Municipal da Guarda para que seja rapidamente feita a ligação da Estação-Elevatória Quinta da Granja à ETAR de São Miguel?
R: A Câmara Municipal terá que rapidamente terminar a respetiva obra, pois não se justifica um atraso tão grande para sua conclusão.
3. O que acontecerá à conduta localizada na Gata, através da qual são descarregados efluentes industriais no rio Noéme?
R: Com toda a coragem, terá que ser urgentemente desativada.
4. Em seu entender as Estações de Tratamento de Águas Residuais existentes na Guarda cumprem os objetivos ou são também parte do problema? Como resolvê-lo?
R: Entendemos que todos os esgotos da Guarda e do concelho devem ser devidamente tratados, de forma a não existir violação do normativo nacional e comunitário. Importa, que de imediato, sejam resolvidos todos os problemas relacionados com as estações elevatórias.
Defendemos que sejam rapidamente iniciados estudos para aproveitamento para rega e outros usos compatíveis dos efluentes municipais após o seu tratamento nas ETAR’s do município da Guarda, na perspetiva da defesa de implementação de uma estratégia de conservação de água.
5. Os Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento da Câmara Municipal da Guarda têm cumprido bem a função de gestão da rede em baixa de saneamento? Esta rede é adequada às necessidades da Guarda e não põe em causa o Ambiente?
R: Os candidatos do Bloco de Esquerda defendem que os serviços de abastecimento de água e saneamento de águas residuais na cidade da Guarda continuem a ter propriedade pública e que seja garantida que a sua gestão seja pública, de qualidade e que tenha como objetivo central a satisfação das necessidades das populações e não a maximização da rentabilidade dos capitais investidos. Entendemos que tudo deve ser feito para que seja garantida toda a segurança ambiental.
6. Pretende implementar algum projeto de valorização do rio Noéme?
R: Entendemos que primeiro é preciso tratar definitivamente da despoluição e depois sim apostaremos num projeto sustentável com vertente turística e pedagógica.
Aproveitamos para felicitar a sua coragem em trazer publicamente uma luta tão nobre que é a defesa da despoluição do rio Noéme.
Os nossos cumprimentos,
P´la candidatura do BE "A Guarda Existe"
Marco Loureiro
Sem comentários:
Enviar um comentário