Conforme prometido aqui fica o link para o Jornal da Tarde da SIC, a notícia começa ao minuto 21:51: "Poluição na Guarda"
A reportagem está bastante completa e são ouvidos todos os envolvidos. A história é por demais conhecida e envolve lodo, colectores, etar's e descargas poluentes que estando mal ligadas entre si causando um enorme problema às populações.
Fala o poluidor (um dos poluidores) que até se presta a comparticipar os custos da construção da estação elevatória.
Fala o vereador responsável pelos saneamentos que promete o lançamento do concurso da estação elevatória e até promete esperançado que em 2010 começam as obras. A ETAR de S. Miguel trata ou não os esgotos do Parque Industrial?
Fala a vereadora do ambiente que afirma com clareza "cumpre a lei". Na Guarda os crimes ambientais cumprem a lei. Desde que ditos assim com certeza.
Queixam-se as populações (neste caso de Vila Fernando, mas podiam ser as do Rochoso, Cerdeira, Gata, Albardo ou Vila Garcia) do mau-cheiro, do mau-aspecto, da morte das suas hortas...
O Rio Noéme passa nos “domínios” de Vila Mendo, a 1km e pouco do centro da aldeia, pelo que as gerações mais velhas tiveram um contacto privilegiado com ele, numa relação de trabalho ou de diversão. Não raras vezes, ouço contar como o rio era um espaço de convívio, um espaço onde se cimentavam relações, onde surgiam os primeiros namoricos, enfim... e como é perceptível a nostalgia daqueles que vivenciaram todos esses momentos e o seu desgosto pela actual situação, miserável, do Noéme.
ResponderEliminarEstamos unidos a esta causa.
acrvilamendo.blogspot.com
http://www.youtube.com/watch?v=KxEbSw9Hah4
ResponderEliminarEsta a reportagem neste link.
Boa iniciativa