domingo, 7 de junho de 2009
Vergonha
Estas fotos foram tiradas dia 02 de Maio passado no Rochoso. Fui passar o fim-de-semana com uns amigos vindos de Lisboa e, embora esteja poluída, fui mostrar-lhes a ribeira. As suas margens foram alvo de uma intervenção em 2001 que tornou o espaço agradável. E tinha de lhes mostrar o moinho recuperado e como funcionava antigamente.
Qual não foi o nosso espanto quando ao chegar nos deparámos com um cheiro a podre muito intenso e vimos muita espuma escorrendo ao longo do leito do rio.
Lá demorei a explicar-lhes que esse problema existe desde fins da década de 80; que é causada por descargas poluentes na Guarda; que em pleno século XXI isso ainda é possível e sobretudo, que acontece no interior do país, num concelho que nem sequer é muito industrial e cuja aposta deveria ser na valorização ambiental/social/cultural, no eco-turismo e na preservação da entidade das suas aldeias.
Em vez disso oferecemos a espuma...e o cheiro a podre.
Confesso que vindo de uma terra onde os rios estão a diminuir e as ribeiras a secar, é altamente desolador chegar a um curso fluvial neste triste estado...
ResponderEliminarApós vários apelos continua tudo igual, esperamos que um dia as pessoas mudem de atitude.
ResponderEliminar