sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Debate entre os candidatos à Câmara da Guarda na Rádio F

Pode ouvir-se o debate aqui.

Falou-se pouco do rio Noéme, mas muito bem logo no início a insistência do candidato Carlos Adaixo sobre esta questão e quase no final a referência do candidato Carlos Canhoto.

Sobre a iniciativa da Quercus e o apoio das Juntas de Freguesia



De louvar a iniciativa "Bandeiras negras pelo Noéme" da Quercus. De louvar também o apoio de algumas Juntas de Freguesia que mostraram estar junto das populações em detrimento da sigla partidária pela qual se candidataram.

Outras optaram por não apoiar fosse por desinteresse, discordância, cobardia, subserviência, amiguismo, ignorância, falta de sensibilidade ou simplesmente por acharem que não é um problema. Provavelmente terão sido coerentes com o que fizeram durante o mandato que está a terminar.

É uma opção tão legítima como apoiar a iniciativa. Esta é a principal bondade das eleições: pôr à escolha dos eleitores prioridades e projectos.

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

"Escreva lá no jornal: queremos o nosso rio!", in Diário de Notícias

As gentes de Segura (Castelo Branco) querem o rio Erges de volta. As da Guarda querem voltar ao Noemi.

Pode ler-se a notícia aqui.

"CCDR Centro chumba projecto de ampliação da Coficab da Guarda", in Terras da Beira

A notícia indica que "estão em causa razões ambientais".


"Vamos resolver o assunto e vencer um ou outro burocrata que em vez de ajudar o investimento está para bloquear», salientou Álvaro Amaro."

Ora bem haveria que saber primeiro que razões ambientais são invocadas, porque sabemos muito bem o que tem acontecido na Guarda e neste país quando aquilo a que se chama "o investimento" se sobrepõe ao Ambiente.

Menos afirmações populistas. Mais esclarecimentos.

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Grave problema de Geografia

Álvaro Amaro tem a 4ª classe mal feita ou comeu demasiado queijo quando esteve na Câmara de Gouveia: não é que sempre que lhe perguntam pela despoluição do rio Noéme ele responde com os Passadiços do Mondego?

A última vez foi em entrevista ao blogue da Associação de Vila Mendo:

"Rio Noéme. A sua despoluição vai ser efectiva?"

"Tem de ser efetiva a despoluição do Rio Noéme e do Rio Diz tal como a Construção dos Passadiços no Mondego."

Se o PS ganhar

Eduardo Brito disse ao blogue da Associação Recreativa de Vila Mendo que se ganhar o rio Noéme será despoluído em 2 anos.

Se ganhar, o contador neste blogue começará a contar no dia a seguir à tomada de posse.

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Sugestão de leitura: "A vida secreta das Árvores"

Para reflexão nos intervalos da campanha (e evitar que se repita o que foi feito no mandato que agora acaba):


Os candidatos no blogue da Associação Recreativa de Vila Mendo

O blogue da Associação Cultural de Vila Mendo publicou entrevistas a alguns candidatos à Câmara da Guarda. O "Sol da Guarda" também refere a entrevista a Álvaro Amaro. Ficam aqui as respostas que deram quando questionados sobre a poluição do rio Noéme:

Álvaro Amaro (PSD):

"Rio Noéme. A sua despoluição vai ser efectiva?"

Tem de ser efetiva a despoluição do Rio Noéme e do Rio Diz tal como a Construção dos Passadiços no Mondego.
É estruturante para uma cidade aproveitar melhor o seu meio ambiente e os recursos hídricos.
Temos os estudos em fase adiantada e por isso já não são apenas intenções e muito menos promessas.

Eduardo Brito (PS):


"Rio Noéme. O que pensa fazer concretamente para resolver o problema da sua poluição?"

O Rio Noéme e o Rio Diz que são o espelho da capacidade do executivo municipal do PSD são assuntos aos quais daremos total prioridade e são para resolver definitivamente nos primeiros dois anos de mandato. Uma cidade como a Guarda não pode conviver com situações de poluição desta natureza.

Jorge Mendes (BE):


"Rio Noéme. O que pensa fazer concretamente para resolver o problema da sua poluição?"

O Bloco de Esquerda compromete-se a obrigar a Câmara Municipal da Guarda a identificar e fazer o mapeamento dos vários focos de poluição existentes no rio Noéme de forma a poder apresentar um plano devidamente estruturado que resolva de uma vez por todas este problema ambiental, devolvendo o rio às populações. É preciso fazer cumprir os valores máximos de descarga admitidos, agir de uma forma muito dura para com a(s) empresa(s) poluidora(s).

Carlos Canhoto (CDU):


"Rio Noéme. O que pensa fazer concretamente para resolver o problema da sua poluição?"

Um dos principais pontos do nosso programa é a despoluição do Rio Noéme e de outros rios e linhas de água do concelho, bem como a devolução do rio Noéme e de outras linhas de água à população, valorizando as suas margens e meio envolvente, e promovendo projectos de lazer e de aproveitamento económico sustentável do ponto de vista ambiental. Para tal, há que, em primeiro lugar, identificar os focos de poluição e, em conjunto com as entidades competentes a nível do poder central, punir os responsáveis e impedir que a poluição continue. Tem havido um muro de silêncio, um certo medo de apurar responsabilidades por parte do poder autárquico.





segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Gabriel Garcia Márquez, repórter, poderia estar a escrever sobre a campanha na Guarda

"Úrsula mal havia cumprido o seu resguardo de quarenta dias, quando os ciganos voltaram. Eram os mesmos saltimbancos e malabaristas que haviam trazido o gelo. Em contraste com a tribo de Melquíades, tinham demonstrado em pouco tempo que não eram arautos do progresso, mas sim mercadores de diversões. Inclusive, quando trouxeram o gelo, não o anunciaram em função da sua utilidade na vida dos homens, mas como uma mera curiosidade de circo. Desta vez, entre muitos outros jogos de artifício, traziam um tapete voador. Não o ofereceram, porém, como uma contribuição fundamental para o desenvolvimento dos transportes, e sim como um objecto de recreação. O povo, evidentemente, desenterrou os seus últimos tostões para desfrutar de um voo fugaz sobre as casas da aldeia."


Ainda sobre o debate

Ainda sobre o debate da passada semana:

1. Mais alguns detalhes sobre o estudo do projecto de despoluição do rio Noéme. Valor anunciado de 1 milhão de euros. Sem datas nem planeamento.

2. O vereador Sérgio Costa diz que sabe quem são os poluidores e que não é só a fábrica. Desafiado a dizer quem são, diz que não diz porque são privados mas denuncia a ETAR do Torrão porque é pública. Faz muito mal: essa lógica do posso denunciar o público porque pagamos todos e deixo em paz os privados que me podem custar votos tem de acabar.

3. O vereador Sérgio Costa também não disse se já foram denunciados às autoridades ou se vão continuar a poluir mesmo depois da intervenção no rio Noéme.

4. O vereador Sérgio Costa também não disse se somos todos nós contribuintes que vamos pagar para que os poluidores privados ponham fim às descargas poluentes.

5. O vereador Sérgio Costa levantou a voz quando o apertaram sobre a limpeza das bermas das estradas municipais em pleno Verão mas não esclareceu sobre se a Câmara Municipal da Guarda vai assumir as responsabilidades pelos incêndios do concelho, nomeadamente o do Rochoso.


domingo, 24 de setembro de 2017

"Debate temático: Ambiente, urbanismo e gestão do território [CDU, CDS/MPT e PSD], in Rádio Altitude

Pode ouvir-se aqui o debate temático sobre Ambiente transmitido na Rádio Altitude e que contou com a presença dos representantes das candidaturas da CDU, CDS/MPT e PSD. Foi um bom debate, onde se discutiram as coisas realmente importantes.

Apraz-me ouvir que a poluição do rio Noéme é agora tema de campanha. Não o foi em anteriores campanhas. O debate foi interessante, tocaram-se nos pontos certos mas faltaram datas para os compromissos de despoluição do rio.

O representante da candidatura do PSD foi o actual vereador responsável por estes pelouros. No seu quase monólogo inicial mostrou ter a lição bem estudada, os nomes das ribeiras sabidos, o nome dos poluidores (que não divulgou... apenas a ETAR do Torrão "por ser público", disse), os caminhos que ligam as aldeias, as açudes e que se fosse só a conduta da Gata já estaria resolvido ("já!"). Sobre a limpeza das bermas da estrada diz que foi feito um investimento único e um exemplo para o País mas confrontado pela representante da candidatura do CDS sobre o período do ano em que tal tarefa foi executada não respondeu.

Pertinentes e bem preparadas as intervenções dos representantes das candidaturas do CDS e CDU. Boa a pergunta "porque não se punem os poluidores se são conhecidos?" Levantada e bem a questão da limpeza das bermas em época proibida devido ao risco de incêndios.

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Novamente a pegada ecológica

Pondo de lado a poluição do rio Noéme e outros atentados ambientais como foram o abate das árvores levado a cabo no mandato que está a terminar, qual é a pegada ecológica da Câmara Municipal da Guarda?

De que forma o seu funcionamento afecta o Ambiente e a sustentabilidade dos recursos ambientais?

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Pegada ecológica de uma campanha eleitoral

Já alguém calculou a pegada ecológica de uma campanha eleitoral?

Quanto custa ao Ambiente a deslocação de pessoas e bens, os brindes em plástico, o lixo produzido, o gasóleo gasto, as emissões de carbono?

Fazendo um exercício básico, só para exemplo, usando este simulador:

No comício de ontem do Rochoso de Álvaro Amaro, assumindo que toda a comitiva se deslocou num só carro a gasóleo (quase de certeza não aconteceu) e que a distância (ir e voltar) é de 33,4 Km...


quarta-feira, 20 de setembro de 2017

O presidente-candidato no Rochoso


Tenho pena de não estar presente para obter resposta às questões que ao longo de 4 anos lhe fui colocando sem nunca ter tido resposta. Pode ser que o faça agora e seria importante que não saísse de lá sem dar resposta às seguintes questões:

- Quando terminarão as descargas poluentes na conduta da Gata (não me refiro a proclamações genéricas de despoluição do rio Noéme e muito menos de construção dos Passadiços do Mondego, que gosta muito de referir em conjunto). Uma data concreta que possa ser escrutinada é o que se pede.

- Quais os termos do acordo assinado entre Câmara Municipal da Guarda, Águas do Zêzere e Côa e Sociedade Têxtil Manuel Rodrigues Tavares e enviado à ARH Norte. Que pedi por diversas vezes e nunca foi tornado público.

- Responsabilidades sobre o incêndio do Rochoso (Julho de 2017).

Com respostas claras sobre estes temas, daria por bem empregue a sua ida ao Rochoso. Tudo o que for diferente disto será perda de tempo.

Ainda a Feira Farta

Imagine-se o que seria de farta esta feira, se a capacidade produtiva do Vale do Noéme não estivesse destruída devido à poluição do rio Noéme?

terça-feira, 19 de setembro de 2017

No dia da Feira

Sábado, dia de Feira Farta, assim se encontrava a envolvente da conduta poluidora na Gata: cheiro a podre, rio quase seco, lamas viscosas e vegetação a ocultar o crime.


segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Ser e Estar

Que sirva de cábula aos estudantes que agora começam as aulas:


- A Guarda está farta da poluição do rio Noéme.

- O rio Noéme é farto em poluição.

domingo, 17 de setembro de 2017

sábado, 16 de setembro de 2017

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Instalação de rede secundária de faixas de gestão de combustíveis

A "Instalação de rede secundaria de faixas de gestão de combusticeis" custou ao Município da Guarda 280 500,01 euros. Foi o único contrato que encontrei no Portal dos Contratos Públicos, não se se haverá outros.


Pode ler-se aqui, o que são as faixas de gestão de combustíveis. As redes secundárias são da responsabilidade municipal.


(Clicar na imagem para ampliar)


sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Que falta fazem

Que falta faz, nestes dias que não sabemos bem o que são, o olhar lúcido e corajoso de Manuel António Pina.


quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Incêndio do Rochoso (6)

Em que é que isto se traduz para os proprietários que tiveram prejuízos incalculáveis e que já apresentaram essa lista às entidades oficiais?

"Concelho da Guarda abrangido pelo Fundo de Emergência Municipal, em virtude dos incêndios", in Terras da Beira


terça-feira, 5 de setembro de 2017

Apresentação dos programas eleitorais de PSD e PS

Venham daí esses papéis assinados para vermos o contrato que nos propoem, o que nos propunham há quatro anos e que não cumpriram e o que pensam fazer em relação ao rio Noéme. "Despoluição do rio Noéme" é demasiado vago: queremos acções e datas. Até às eleições seria bem-vindo o fecho da conduta que despeja na Gata.

Podem ouvir-se as notícias aqui e aqui.

sábado, 2 de setembro de 2017

Programas eleitorais

Recomendo aos candidatos que estejam a preparar os seus programas eleitorais a leitura deste livro. Que leiam o que dizem estas pessoas e pensem no assunto. Talvez depois se deixem das parangonas e das ideias feitas que atiram às pessoas. 

(Está disponível na Biblioteca Eduardo Lourenço e à venda na Livraria Municipal e na Alquimia do Paladar).