quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

No esclarecimento do presidente

No esclarecimento do presidente publicado aqui, este refere que solicitou à Águas do Zêzere e Côa que "informasse esta autarquia sobre a data de início para a receção das águas residuais nos colectores afluentes à ETAR de S.Miguel e consequente entrada em funcionamento da Estação Elevatória."

Ora, na resposta do Ministério do Ambiente ao requerimento apresentado pelo Partido Ecologista "Os Verdes" na Assembleia da República (publicado aqui) a Águas do Zêzere e Côa refere que a ETAR de S.Miguel não está ainda a receber os efluentes devido à falta de equipamento de medição e controlo dos mesmos. Segundo o mesmo documento, a Têxtil Manuel Rodrigues Tavares ficou responsável por garantir esse equipamento.

Juntando a pouca informação que é pública e conhecida, o que o presidente deve fazer é perguntar à Têxtil Manuel Rodrigues Tavares quando vai instalar esse equipamento.

Ou então já está tudo pronto e pode ser selada a conduta poluidora para que nunca mais saia nada dali. Até lá, isto parece um jogo entre as partes: não sei se de pingue-pongue, se um "meinho" como se faz frequentemente no futebol.


terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Esclarecimento do presidente da Câmara Municipal da Guarda


Esta informação foi-me fornecida por Marco Loureiro, deputado municipal pelo Bloco de Esquerda e está disponível aqui.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Pedido de esclarecimento aos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento da Guarda

Solicitei hoje por email (dirigido aos SMAS da Guarda) cópia dos protocolos estabelecidos entre os SMAS, a Águas do Zêzere e Côa e a Têxtil Manuel Rodrigues Tavares, referentes ao encaminhamento dos efluentes da empresa têxtil para a ETAR de São Miguel através da Estação-Elevatória Quinta da Granja.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Descarga poluente no rio Diz

O Bruno Almeida, dirigente do Núcleo Regional da Guarda da Quercus enviou-me as fotografias que documentam mais uma descarga poluente que ocorreu no dia 19 de Fevereiro, na Gata.




terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

De quem é a culpa?

Os culpados são: 
O poluidor que polui.
A Câmara Municipal que autoriza o poluidor poluir.
A ARH Norte que não põe os dois anteriores na linha.



Este ano não se põe a culpa no Galo.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

É pedir muito?

Alguém pode tornar público o protocolo assinado entre a Têxtil Manuel Rodrigues Tavares, a Câmara da Guarda e as Águas do Zêzere e Côa referente à ligação dos efluentes à ETAR de São Miguel?

Alguém pode tornar público os protocolos assinados entre a Câmara Municipal da Guarda e a Têxtil Manuel Rodrigues Tavares?

Alguém pode tornar público o documento da ARH Norte que autoriza o despejo de efluentes industriais pelo colector no rio Diz junto à Gata?

Alguém pode tornar público os auto de contra-ordenação passados pelo SEPNA relativos a poluição do rio Noéme?

Alguém pode tornar público quanto foi efectivamente gasto em multas pelos diversos intervenientes relativo a poluição do rio Noéme?

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

E se não for um investidor?

Os que não são investidores não têm resposta. Veja-se (oiça-se!) a posição dele sobre a poluição do rio Noéme.

Certamente pensará: "que se coisem os cidadãos."

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

E se chegar um investidor?

O presidente da Câmara da Guarda disse em campanha eleitoral (e já depois da tomada de posse) que até vai de carro buscar a casa os investidores que queiram reunir com ele para criarem negócios na Guarda.

Se hipoteticamente, algum investidor quiser abrir uma fábrica de lavagem de lãs na Guarda, que lhe dirá ele?

1. Não é estratégico para o município receber esse tipo de indústria. Obrigado por se terem lembrado de nós.

2. Pode instalar-se desde que cumpra obrigatoriamente todas as normas legais nomeadamente as que dizem respeito ao tratamento de efluentes industriais e domésticos. 

3. Venham a correr, podem abrir já amanhã, arranjamos rapidamente uma ribeira que sirva de esgoto.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Tem 20 dias para responder

Será preciso um saca-rolhas para lhe ouvirmos dizer qualquer coisa sobre o rio Noéme?