quarta-feira, 29 de maio de 2013

"O ar é fabuloso, a água é óptima..."

Ouvi as entrevistas que a Rádio Altitude realizou na semana passada com três candidatos à Câmara Municipal da Guarda. Por curiosidade somente, sem esperar que aí fossem apresentadas grandes ideias. Essas ficarão certamente para outros debates.

Não esperava que se falasse do problema do rio Noéme nestas entrevistas, mas também não esperava que o doutor José Igreja, candidato pelo PS, afirmasse categoricamente: "O ar é fabuloso, a água é óptima, as estradas são óptimas..." Na mesma frase, em três exemplos falhou dois: só pode dizer que a água do concelho da Guarda é óptima quem não conhecer o que se passa no rio Noéme ou o quiser ocultar. Em relação às estradas que ligam a Guarda às aldeias sugiro que se veja o estado em que se encontra a via que liga o Rochoso ao Monte Margarida.

No seguimento da mesma ideia (sobre as potencialidades do concelho) acrescenta: "(...) temos a Serra, o vale do Mondego, o Zêzere e o Côa aqui à porta..." Mais uma vez o esquecimento. Todas as aldeias banhadas pelo rio Noéme omitidas do discurso. Mas quando a caravana passar, certamente o problema será  lembrado e sairá a promessa de resolução a breve trecho. Termina assim o raciocínio: "Quanto melhor for a beleza desta terra, o ar, a água, mais puxará para aqui o investidor e o turista." Concordo em pleno com isso, mas para que se concretize é necessário conhecer os problemas e resolvê-los. Caso contrário, é só retórica.



quinta-feira, 16 de maio de 2013

"O importante agora é que o Partido Socialista ganhe as próximas eleiçoes como sempre ganhou", in altitude.fm

Li a frase acima e fiquei estupefacto. Não interessa aqui ao caso o contexto da mesma. Julgava eu que o importante era serem eleitos os mais competentes e os mais capazes. Os mais interessados na defesa das populações. Quem apresentasse pelo menos uma ideia para a Guarda e o concelho, nem que rabiscada num guardanapo de papel.

Ora o que fez o Partido Socialista em relação ao rio Noéme?

- Deixou que todos os esgotos (domésticos e industriais) fossem despejados no rio, em finais da década de 80.
- No Rochoso, fez até um poço para abastecimento da aldeia quando a ribeira já estava poluída.
- Quando o problema dos esgotos se resolveu, autorizou em 2005, o despejo de efluentes na conhecida conduta da Gata.
- Em 2009, nas eleições, prometeu resolver rapidamente o problema.
- Nos últimos 4 anos nada fez.

E por isso deve ganhar o Partido Socialista como sempre ganhou?


Notícia completa aqui

domingo, 12 de maio de 2013

12 de Maio de 2009 / 12 de Maio de 2013

A 12 de Maio de 2009 criei o blogue "Crónicas do Noéme". "Tenho esperança que este espaço sirva de denúncias, desperte consciências e seja consequente na resolução deste grave problema ambiental que afecta o nosso concelho" escrevi então.

Hoje, passados quatro anos, mais de quinhentos posts publicados, milhares de visitantes, dezenas de artigos na imprensa e... continua tudo na mesma. Pode dizer-se muita coisa mas o rio Noéme continua igual. Pode ter passado muita água debaixo das pontes mas o que acontecia em 2009 continua. Acreditei que a força da razão que tínhamos (temos!) chegaria para vencer esta guerra. Não se pede nada de extraordinário: apenas que deixem de poluir o nosso rio. O rio Noéme é de todos, e fazia (faz!) todo o sentido que não seja usado como recurso particular.

Foi-nos prometido, que seria resolvido o problema rapidamente. Até foi dado a entender que seria fácil de resolver. Não o foi. Fomos enganados. Por fraqueza, desinteresse, cumplicidade ou má-fé as autoridades que nos representam não resolveram o problema. Resumi todo o processo neste post. Em 2011, a poluição do rio Noéme chegou à Assembleia da República através do Partido Ecologista Os Verdes. Em resposta, o Ministério do Ambiente disse: "O Município da Guarda está (...) notificado para fazer cessar de imediato a rejeição de águas não tratadas...".

O local das descargas poluentes está à vista de todos. Conhecido, documentado, denunciado. Dezenas de vídeos e fotografias foram aqui publicados e enviados para todas as entidades oficiais. É conhecida a origem dos detritos. No entanto, continuam os poluidores a achar que podem continuar a fazê-lo e que, pasme-se, é normal. Que por força de lei e de não sei que papéis assinados é legal. Está visto que não é. E ainda que o fosse, provando-se como se prova que é prejudicial, não deveriam pôr os interesses particulares à frente dos interesses comuns da sociedade. Mas isso da responsabilidade social das empresas é discurso demasiado elaborado para os nossos empresários. A suspeita, o rumor, de que haverá outras fontes de poluição só servem para desviar as atenções. Se as há, identifiquem-nas claramente e denunciem-nas. Podem ter a certeza que percorrerei tantas vezes quanto necessário o rio Noéme em busca de detritos despejados no rio.

Se fôssemos uma sociedade mais exigente e interventiva estou em crer que este problema já estaria resolvido. Também estou consciente que numa sociedade mais exigente e interventiva este problema nem existiria. Neste momento estão esgotadas todas as alternativas. Não há qualquer horizonte temporal para a resolução do problema. Se a Câmara Municipal da Guarda não consegue arranjar uma solução (se existe estação-elevatória o que falta para que se ligue à ETAR?), se a fonte poluidora não consegue tratar dos seus detritos resta uma solução: destruir a conduta que despeja no rio Noéme. Assim as populações não terão de suportar mais prejuízos causados por terceiros.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Boas notícias

A Junta de Freguesia do Rochoso continua o seu trabalho em prol da limpeza do rio Noéme. Desta vez candidatou ao PRODER, e foi aprovado, um projecto que consiste em:

- Controlo da vegetação espontânea.
- Desramação e poda de árvores.
- Seleccção de plantas.
- Remoção de lixo, entulho e troncos do leito do rio.

Estes trabalhos deverão começar em breve e têm como objectivo a valorização paisagística e dos ecossistemas da envolvente do rio Noéme. Para ser aprovado este projecto teve parecer positivo da CCDR Centro, Agência do Ambiente e Câmara Municipal da Guarda.

Deixo duas notas: uma para que se faça um trabalho semelhante em toda a extensão do rio para além da área limítrofe do Rochoso; é também a hora da Câmara Municipal da Guarda assumir a sua responsabilidade e pôr fim às descargas poluentes no rio e colocar em prática um plano de limpeza das águas do rio.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Estação elevatória e... descarga poluente




Estas fotos foram tiradas pelo Bruno Almeida, dirigente da QUERCUS-Guarda, na semana passada.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Em contraponto...

Em contraponto a quanto custaria despoluir o rio Noéme.... que benefícios traria um rio Noéme limpo?

domingo, 5 de maio de 2013

Quanto custaria despoluir o rio Noéme?


Notícia retirada do jornal Metro

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Os governantes são o que são... mas

Os governantes são maus, são responsáveis, são negligentes, são incompetentes... mas foram eleitos. Há uma quota parte de responsabilidade nos eleitores... que se resolve de quatro em quatro anos.

Mas e os empresários? Ninguém os escolheu e por aqui andam eles. Sem qualquer tipo de pudor, poluem. Sem qualquer tipo de vergonha, poluem. Às claras.

Precisam-se empresários e precisam-se de empresas. Não a todo o custo. E é preciso dizer claramente que tipo de empresários queremos. Talvez assim se comece a resolver o problema do Noéme.