quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Balanço de 2009

Somos bombardeados por esta altura do ano com toda a espécie de balanços do ano que passou. Este espaço, que apareceu na blogosfera a 12 de Maio não será excepção.

É certo que o Rio Noéme não se encontra ainda despoluído (longe disso, como facilmente verifica quem passa junto a ele). Contudo, o tema saiu do esquecimento, entrou no debate público e tem promessas de resolução para o primeiro semestre de 2010.

Alguma Comunicação Social pegou no tema e trouxe-o para a praça pública (em baixo um quadro resumo das notícias que surgiram). E até foi tema de debate nas últimas autárquicas (!!!)

Por último, uma palavra de agradecimento aos blogs amigos que adoptaram a luta como sua. Em particular, o Café Mondego onde o assunto foi por diversas vezes debatido.

Em 2010, que esperamos seja o ano da despoluição do Noéme, continuaremos a defesa intransigente do Rio.

Votos de um Feliz 2010 para todos!

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Intervenções de Protecção e Valorização dos Recursos Hídricos - ARH Norte

Convite para Apresentação de Pré-Candidatura:

1. Âmbito

A Administração da Região Hidrográfica do Norte torna público que considera submeter uma candidatura ao Fundo de Protecção dos Recursos Hídricos, instituído no âmbito da Lei nº 58/2005, de 29 de Dezembro (Lei da Água) e resultante da Taxa de Recursos Hídricos criada pelo Decreto-Lei nº 172/2009, de 3 de Agosto, para apoiar a concretização de intervenções de protecção e valorização de recursos hídricos

4. Tipologia de operações
1. Projectos tendentes a minorarem a carga poluente objecto de rejeição nos meios hídricos;
2. Projectos tendentes a melhorarem os ecossistemas hídricos;
3. Projectos que contribuam para o controlo de cheias e outras intervenções de sistematização fluvial;
4. Outros projectos que contribuam para a protecção e valorização dos recursos hídricos no âmbito das competências da Autoridade Nacional da Água e das Administrações das Regiões Hidrográficas.

Mais detalhes em www.arhnorte.pt


A apresentação da candidatura tem de decorrer até 15 de Janeiro de 2010.

O Rio Noéme
é abrangido pelo concurso pois pertence à Região Hidrográfica do Norte.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Boas Festas

Natal à beira-rio

É o braço do abeto a bater na vidraça?
E o ponteiro pequeno a caminho da meta!
Cala-te, vento velho! É o natal que passa.
A trazer-me da água a infância ressurecta.
Da casa onde nasci via-se perto o rio.
Tão novos os meus Pais, tão novos no passado!
E o Menino nascia a bordo de um navio
Que ficava, no cais, à noite iluminado...
Ó noite de Natal, que travo a maresia!
Depois fui não sei quem se perdeu na terra.
E quanto mais na terra a terra me envolvia
E quanto mais na terra fazia o norte de quem erra.
Vem tu, Poesia, vem agora conduzir-me
À beira desse cais onde Jesus nascia...
Serei dos que afinal, errando em terra firme,
Precisam de Jesus, de Mar, ou de Poesia?

David Mourão-Ferreira
Obra Poética 1948-1988

Retirado do "Contexto - Boletim do Agrupamento de Escolas de S. Miguel", Nº 1, Dezembro 2009, distribuído com "O Interior" de 17/12/2009

domingo, 20 de dezembro de 2009

Os sons do Noéme

No Noéme dos Verões da minha infância recordo-me de três sons característicos: o coachar das rãs, o chilrear dos guarda-rios e os motores de rega a trabalhar.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Rio Maçãs - turismo activo

Canoagem no Rio Maçãs - a notícia descreve-nos uma descida do rio em kaiak que contou com a presença de 120 participantes.

Já falei neste espaço no Rio Maçãs situado no concelho de Bragança. É um rio agradável, limpo, onde o homem convive em perfeita harmonia com a Natureza. Parece evidente que um Noéme despoluído e devolvido às populações seria uma mais-valia para o turismo e a imagem do concelho. Quando se fala em afirmar e vender a marca "Guarda" é necessário aproveitar todas as potencialidades existentes. Neste momento o rio é, em linguagem bancária (e em sentido literal), um "activo tóxico".


segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Pensamento

"O mistério dos rios é que eles passam por dentro de nós e só depois desaguam no mar"
Francisco Carvalho

sábado, 12 de dezembro de 2009

Cimeira de Copenhaga

Em Copenhaga discute-se o ambiente do Planeta à escala global.

sábado, 5 de dezembro de 2009

RTP - Serviço Público de Televisão

Cheguei a pensar que a delegação da RTP na Guarda tivesse deixado de funcionar. Ou que tivesse sido deslocalizada. Ou que não existissem notícias relevantes na Guarda. Mas na semana passada fiquei mais sossegado: no dia da inauguração da intervenção na Torre de Menagem lá vi uma reportagem sobre o tema no programa "Portugal em Directo".

Então porque é que nunca vimos na RTP uma notícia sobre a poluição no Noéme? Não sei. A existência de delegações nas diversas regiões deveria aproximar o repórter da notícia, falar do que de bom e de mau acontece a nível local. E como serviço público que é (seja lá o que isso signifique, porque para mim o exercício do jornalismo é serviço público por definição) deveria ter mais obrigações. Mas não tem tido. Para os que insistem em encarar o jornalismo numa óptica empresarial (como muito se ouve hoje em dia) seria bom que no final de cada ano houvesse um balanço da actividade noticiosa onde se justificaria o porquê da publicação ou rejeição de certas notícias. A bem da transparência.

Sou dos que gostam de acreditar num jornalismo independente, curioso, de investigação, que procura respostas, que questiona, que não se acomoda, que não se deixa enganar, que não engana, irreverente, imaginativo - com o objectivo de Informar. O jornalismo não pode ser nunca um exercício de vaidade. Nem estar preso a nada que não seja a consciência do jornalista.